A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, presidiu à inauguração de mais uma sala de creche no Colégio Corte Real, Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L., na Moita, em cerimónia realizada a 11 de dezembro, que contou também com a presença do presidente do município, Carlos Albino e da Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Luísa Malhó, entre outras individualidades e representantes de entidades parceiras.
Em apenas um ano, o concelho da Moita conseguiu aumentar em 75 por cento, a capacidade de crianças em creches, número para o qual contribuiu este investimento feito pelo no Colégio Corte Real, mas também a reconversão de espaços resultante de uma portaria que foi assinada em julho passado por Ana Mendes Godinho.
“As instituições da Moita estiveram à altura deste desafio, tanto que conseguiram aumentar a resposta em 75 por cento. Isto é orgulho coletivo, mas é também construção do futuro coletivo”, salientou a governante.
O presidente da Câmara Municipal da Moita, sublinhou que o Colégio Corte Real pode ser visto como um “farol e uma inspiração para todas as outras instituições”, adiantando que a autarquia continua disponível para trabalhar em parceria para que a oferta de creches no concelho continue a aumentar.
“Pertinência, capacidade de resolução de problemas, inovação e sustentabilidade” foram as palavras apresentadas por Diana Santos, diretora do Colégio Corte Real.
A Sala Tejo, foi construída no âmbito do programa PARES 2.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 2.ª Geração e veio trazer mais 92 vagas na valência de creche no concelho da Moita. Um projeto executado em menos de 9 meses.
Trata-se de um investimento que ascende os 920 mil euros e que conta com um cofinanciamento da Segurança Social de aproximadamente 750 mil euros e que se converteu numa maior taxa de cobertura desta resposta social no concelho da Moita, atingindo agora os 28%. O Colégio Corte Real assume uma elevada capacidade de execução, tendo conseguido duplicar a sua capacidade para, atualmente, apresentar mais de 580 vagas, das quais 220 em creche.
O Colégio Corte Real tem em curso a obra que vai permitir a criação de duas novas respostas sociais na vertente sénior – uma Estrutura Residencial para a Pessoa Idosa, com capacidade para 76 pessoas e de Serviço Domiciliário para 60 utentes.
Ainda, no âmbito da nova geração de respostas sociais, também já tem a decorrer o concurso nacional para a empreitada de construção de um projeto de Habitação Colaborativa que tem a capacidade para acolher 52 pessoas, em alojamento T0, T1 e T2, aqui no campus escolar.