O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou a importância desta coletividade para a promoção cultural e a defesa das tradições, na assinatura de um protocolo tripartido para reabilitação das instalações do Rancho Folclórico de Praias do Sado, que realizou-se a 12 de dezembro na coletividade, que contam com um apoio de 20 mil euros concedido pela autarquia.
O acordo resulta de uma candidatura apresentada pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado ao Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, para recuperação de instalações.
A candidatura apresentada pela coletividade setubalense, integrada num subprograma para orçamentos com valor igual ou inferior a 100 mil euros, tem um valor elegível de 96 mil e 563 euros, sendo comparticipada em 48 mil e 276,50 euros por fundos canalizados ao abrigo do programa.
“Com estas obras, o Rancho Folclórico de Praias do Sado consegue ir mais além na sua atividade, na promoção da cultura e na defesa das tradições, proporcionando melhores condições para a comunidade que usufrui desta coletividade”, destacou o presidente do município, André Martins.
Ao enaltecer o papel desta coletividade no território, em particular no que respeita às tradições folclóricas, o autarca adiantou que a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do “compromisso de apoio às coletividades, comparticipa a intervenção em cerca de 20 por cento do valor da candidatura”.
As obras de reabilitação das instalações do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a iniciar no primeiro trimestre de 2024, incluem a execução de isolamentos de paredes e coberturas, pinturas nos espaços interiores e exteriores e a colocação de novas caixilharias, nomeadamente com uma janela panorâmica para o recinto exterior.
A recuperação de grades e varandins, a reabilitação de muros e a colocação de cerca de 400 metros quadrados de relva artificial na zona exterior do recinto são outras beneficiações a executar nesta operação, na qual a coletividade assume um valor de cerca de 30 mil euros.
O presidente do Rancho Folclórico de Praias do Sado, Acácio Guerreiro, agradeceu, entre outros, o apoio da autarquia, e enalteceu a importância destas intervenções para manter viva a chama da coletividade e proporcionar melhores condições de um espaço que está ao serviço da comunidade e de Setúbal.
“Construímos a pulso este edifício há cinquenta anos. É tempo de o requalificar para conseguirmos fazer mais”, sublinhou o dirigente associativo sobre as instalações que acolhem a coletividade fundada em 1968, a qual preserva e promove o folclore em Setúbal.
O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, presente na assinatura do protocolo, ao destacar o movimento associativo enquanto “fator de coesão dos territórios”, indicou que estas obras vão “dotar o espaço das condições necessárias para as exigências quotidianas da coletividade”.
O protocolo tripartido para realização das obras, a consignar num prazo de 60 dias, foi celebrado entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção-Geral das Autarquias Locais e o Rancho Folclórico de Praias do Sado.
A cerimónia contou com as presenças, entre outros, do vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida e da diretora-geral da Direção-Geral das Autarquias Locais, Paula Costa.