Setúbal quer ter Centro de Alto Rendimento

A Câmara Municipal de Setúbal frisou num workshop sobre inovação e tecnologia no desporto, as condições que o concelho oferece em termos de pessoas, locais e equipamentos para o desenvolvimento desportivo e reafirmou a intenção de acolher um centro de alto rendimento.

O diretor do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da autarquia, Luís Liberato Batista, afirmou, na abertura do evento, realizado a 7 de setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, que a ocasião simbolizava “um importante estímulo para o processo” iniciado com a Fundação do Desporto “para a criação de um Centro de Alto Rendimento Desportivo em Setúbal”.

A Câmara Municipal de Setúbal aderiu à Fundação do Desporto em 23 de junho de 2021, sendo o mais recente curador de uma entidade que, como sublinhou o dirigente municipal, “tem como um dos principais objetivos a promoção, gestão e desenvolvimento dos 14 centros de alto rendimento desportivo existentes em Portugal e a implementação de um conjunto alargado de medidas de apoio ao desporto”.

Com a participação de cerca de 200 participantes no Fórum e quase 400 online, incluindo das regiões autónomas e países lusófonos, o workshop “Inovação e Tecnologia no Desporto” foi organizado pela Fundação do Desporto em consórcio com as federações portuguesas de Natação, Canoagem, Vela, Triatlo e Atividades Subaquáticas e em parceria com o município de Setúbal.

Luís Liberato Batista admitiu ser conhecida “a dificuldade crescente para o alargamento da rede nacional de centros de alto rendimento num país cada vez mais carente de recursos financeiros de apoio ao desporto”, mas afirmou que a autarquia está empenhada “em reforçar com a Fundação do Desporto a rede nacional” destes centros.

Sublinhou ainda que esta rede se caracteriza por “um desequilíbrio territorial, com uma elevada concentração da oferta no Norte e no Centro do país”, e apenas um centro de alto rendimento a sul do Tejo, em Vila Real de Santo António.

“Setúbal foi e continua a ser um concelho e uma região que muito deu e continua a dar ao desporto português”, com um vasto leque de atletas, técnicos e dirigentes que “no passado e no presente conseguiram um enorme reconhecimento nacional e internacional pelos seus feitos e resultados no desporto português”, notou.

O dirigente municipal adiantou ainda que Setúbal tem “um dos mais extraordinários enquadramentos naturais para a prática dos desportos aquáticos e náuticos” e “um conjunto alargado de instalações desportivas preparadas para o alto rendimento”, como piscinas olímpicas, o Centro Municipal de Águas Abertas, o Centro Municipal de Atividades Subaquáticas e a Pista Internacional de Atletismo de Setúbal.