“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata, Mariana Silvestre Pereira, Maria Clara Costa Campos e Sara Cristina de Paula Lopes, do 9º ano, turma E, da Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo, concelho de Palmela, conquistou o júri da 9ª edição do Kid´s Guernica, promovido pela AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, e vai ser reproduzido em grandes dimensões.

A escolha do tema para esta edição, assentou na vontade de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, como marco fundamental na instauração da democracia no país.

A AMRS contou com a participação de 4.969 alunos, de 27 escolas da região de Setúbal. Os 1.035 trabalhos admitidos, foram analisados pelo júri, constituído por Jorge Pé-Curto, artista plástico, Joana Tomé, ilustradora e designer gráfica e Pedro Soares, fotógrafo e membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses na seleção das propostas.

Em consonância com as normas de participação desta edição, o júri selecionou um trabalho por escalão.

No 1º Escalão, do 2º ciclo de ensino, foi distinguido o trabalho “Feminismo””, elaborado pelas alunas Inês Gonçalves da Conceição, Maria Joana de Jesus Ferreira e Raquel Cardim d’Assunção dos 5º B, 5º C, 6º A e 6º C da Escola Básica 2/3 Pedro Nunes, concelho de Alcácer do Sal.

No 2º Escalão, do 3º ciclo de ensino, o júri escolheu “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luísa de Oliveira da Silva Prata, Mariana Silvestre Pereira, Maria Clara Costa Campos e Sara Cristina de Paula Lopes, do 9º ano, turma E, da Escola Básica 2/3 Hermenegildo Capelo, concelho de Palmela.

No 3º Escalão, do ensino secundário, foi distinguido “50 anos do 25 de Abril” elaborado pelos alunos Alice de Brito Peres, Lara Maria Baixinho Figueiredo e Maria Leonor de Sousa Ferreira, do 12º ano, turma G, da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, concelho de Sesimbra.

Destes 3 trabalhos, o júri decidiu que, o trabalho a ser reproduzido, em tela, nas dimensões do quadro “Guernica”; (7800mmX3500mm), de Pablo Picasso, será o trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, porque “foram representados simbolicamente os valores de abril, como a Liberdade, a Democracia, a Participação e a Igualdade”, “há uma riqueza plástica e uniformidade, retomando a origem do Guernica” e “contém expressividade, originalidade e criatividade.

A escola irá trabalhar para a 4.ª fase do projeto, que se iniciará com a pintura da tela com as dimensões originais de Guernica. A finalização da tela será feita na festa de encerramento deste projeto, que se realizará no dia 24 de maio, no Parque do Serrado, no Seixal.