Câmara de Alcácer do Sal inaugura totem evocativo do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, acompanhado dos restantes autarcas do concelho e entidades oficiais, inaugurou o totem evocativo dos cinquenta anos da revolução do 25 de Abril de 1974, instalado na entrada principal do Parque Urbano.

A mudança de nome do Parque Urbano, agora batizado como “Parque Urbano 25 de Abril” também aconteceu para tornar este dia ainda mais marcante.

“As ilustrações carregadas de significado e espírito de liberdade foram idealizadas pela professora Inês Coimbra, celebrando os ideais e conquistas da Revolução dos Cravos, enquanto a construção do totem ficou a cargo dos trabalhadores da Câmara Municipal de Alcácer do Sal”, refere a autarquia.

Segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, “o totem ganhou vida, erguendo-se como um símbolo tangível da resistência e da democracia”.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, os vereadores a tempo inteiro, Manuel Vítor de Jesus, Ana Luísa Soares e Vera Letras, o presidente da Assembleia Municipal, Vítor Palmela Fidalgo, e também o presidente da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, Arlindo José Passos.

De referir que o município assinalou as comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril com um conjunto de iniciativas, entre as quais diversos concertos. O talentoso grupo musical Fardo Vadio encantou o público com uma atuação brilhante, em conjunto com a Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazôa) e Rui Pregal da Cunha no dia 27 de abril. Juntos, criaram um espetáculo envolvente e emocionante, que cativou os espectadores com uma mistura única de sonoridades. A presença do convidado especial Rui Pregal da Cunha, um dos lendários Heróis do Mar, acrescentou um toque de magia e nostalgia à noite, tornando-a verdadeiramente inesquecível para todos os presentes e uma comemoração digna do 25 de Abril. Pela meia-noite, Alcácer continuou mergulhada em festa e animação com o DJ Crazypapi.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promoveu ainda a 26 de abril, na margem sul do rio Sado, um grande concerto com a Orquestra Ligeira do Exército. No dia 25 de abril, no mesmo local, pela primeira vez, em palco, a Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer (Calceteira), a Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazôa), a Sociedade 1.º de Janeiro Torranense, o Coral Almira e as Cantadeiras das Aldeias uniram-se numa só nota musical. Com interpretações emocionantes de temas emblemáticos de abril, encantaram o público, celebrando a história e a cultura da terra com fervor e entusiasmo.