Marchas Populares de Setúbal saem à rua: João Ricardo vai ser o presidente do júri do concurso

O actor João Ricardo vai ser o presidente do júri do concurso das Marchas Populares de Setúbal, que conta com sete colectividades participantes que desfilarão no dia 10, na avenida Luísa Todi e nos dias 16 e 17 de Junho, na praça de touros “Carlos Relvas”.

João Ricardo, o peixeiro “Bento” do Mercado do Livramento, na telenovela “Mar Salgado”, vai presidir ao júri de avaliação das sete marchas populares de Setúbal a concurso que desfiarão no dia 10, na avenida Luísa Todi e nos dias 16 e 17 de Junho na praça de touros “Carlos Relvas”.

“A figura de João Ricardo pareceu-nos uma boa escolha” porque “está na lembrança dos setubalenses pelo personagem que fazia” e pela sua “relação e identidade muito particular com a cidade de Setúbal”, disse o vereador da Cultura da autarquia sadina, Pedro Pina, na conferência de apresentação das marchas. “É um homem do teatro que vai corresponder às expectativas do público”, adiantou o autarca

João Ricardo aceitou “de imediato” o desafio de presidir ao júri do concurso, do qual fazem ainda parte Teresa Varela, em cenografia, Rita Vilhena, coreografia, Ana Sabino, figurino, Ester Correia, letra, e Marco Batista, música.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “as marchas populares são um espelho da criatividade popular” e “o resultado do empenho organizativo de centenas de pessoas”, lembrando o apoio de 12.500 euros a cada uma das sete colectividades participantes, totalizando 87.500 euros. “Todas resultam do empenhamento e da paixão de muita gente”, disse a edil.

“A Câmara Municipal de Setúbal assume, como sempre o papel de organizadora da festa mas na verdade, quem a faz são as colectividades e associações que mobilizam milhares de pessoas na concretização de fatos e vestidos, de arcos e balões, de coreografias e músicas”, sublinhou a autarca.

Este ano, o desfile na avenida Luísa Todi conta com quatro marchas infantis extraconcurso, um recorde, com a participação da APPACDM de Setúbal, Jardim de Infância “Aquário” do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Anunciada, Núcleo de Bicross de Setúbal e da Perpétua Azeitonense. Sobre esta situação, Maria das Dores Meira disse que terá de haver uma alteração ao concurso no próximo ano para limitar o número de participações infantis ou criar um evento especial, durante a tarde, para as crianças desfilarem na avenida. “Assim, como está é complicado” porque “o espectáculo torna-se cansativo para o público”, afirmou a autarca.

As marchas participantes no concurso são: Núcleo Bicross de Setúbal com o tema “Já saiu… O Setubalense”, tendo como madrinha Joana Lança e ensaiador Rui Conceição; Núcleo dos Amigos do Bairro de Santos Nicolau com a temática “O nosso bairro, a nossa gente”, com a madrinha Inês Pereira (um regresso) e o ensaiador Acácio Guerreiro (novidade); Grupo Desportivo Fonte Nova, com a temática “O bairro de Troino tem os seus amores de Verão, que são iluminados nas noites de São João”, com a madrinha Amélia Garcia (novidade) e o ensaiador Mário Salvado; União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “Setúbal, baía encantada”, com a madrinha Carla Lança e o ensaiador Amílcar Caetano (novidade); Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com o tema “Em Azeitão há tradição”, com a madrinha Cristina Delícias (novidade) e a ensaiadora Graça Pereira; Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”, com a madrinha Carina Martins (novidade) e os ensaiadores Oliveiros Rosário e Patrícia Pagaime; Grupo Desportivo Independente, com a temática “Setúbal respira, inspira e flui”, com a madrinha Sara Margarida e o ensaiador Bruno Frazão.

De referir que a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores terá lugar no dia 15 de Julho no Fórum Municipal Luísa Todi.