Para atrair mais turistas: Grândola lança filme promocional do concelho

 

A Câmara Municipal de Grândola lançou no passado dia 31 de Maio um filme promocional para atrair mais turistas ao concelho, numa sessão realizada na Casa do Alentejo, em Lisboa. O filme, com dois minutos, da autoria de David Mendes, da empresa “Ideias com pernas”, intitula-se “Grândola, vila morena”, viaja pelas praias, património natural e edificado”, ao som da música de Zeca Afonso, numa melodia instrumental, com o refrão da célebre canção do cantor de intervenção, sempre ligado ao 25 de Abril.

“Grândola, vila portuguesa situada na região do Alentejo Litoral, ficará para sempre ligada à música de Zeca Afonso ‘Grândola, Vila Morena’ e aos valores da liberdade, democracia e solidariedade”, refere a sinopse do filme turístico que está disponível no site do município e que deverá concorrer aos festivais de cinema dedicados ao sector, onde a empresa promotora já ganhou vários prémios nacionais e internacionais.

Este filme apresenta as suas praias de areias douradas e águas cristalinas, ambientalmente preservadas que se estendem ao longo de 45 Km, desde a Lagoa de Melides até à península de Tróia. Viaja pelo património natural e edificado, as suas estações arqueológicas, o património mineiro e monumentos que evocam a Revolução dos Cravos. Dá a conhecer as suas gentes hospitaleiras e fraternas, a gastronomia e o artesanato, as feiras e tradições, um paralelismo singular com a letra da canção.

David Mendes afirmou que “este desafio foi interessante”, frisando que “quando começámos a analisar Grândola havia uma coisa que era indissociável, que era a música de ‘Grândola, Vila Morena’ e decidimos criar uma melodia a partir da música original, sem letra”. “Foi surpreendente, ao associar determinadas frases da canção a um contexto turístico e promocional”, disse.

Já a vice-presidente da Câmara Municipal de Grândola e responsável pelo pelouro das feiras, Carina Batista, pretende-se com este filme “encaixar toda a oferta que o concelho tem para os visitantes e aqueles que lá vivem” e levar o turista “a escolher Grândola e não outro local para visitar, passar as suas férias, um passeio de fim-de-semana ou trabalhar”. “Conseguimos em dois minutos mostrar e divulgar aquilo que é mais importante, o que nos distingue dos outros”, realçou a autarca.

“Grândola é indissociável de Zeca Afonso e do ‘Grande, Vila Morena’, e este foi o mote do filme e não poderia ser de outra maneira, e penso que foi muito bem conseguido, está com uma musicalidade diferente, temos um vídeo que irá percorrer o país e o mundo”, salientou Carina Batista.

A autarca destacou que Grândola tem um ex-líbris que é a praia da Comporta e “tenho muito orgulho nisso e nunca é demais lembrar”. “Temos uma frente de 45 Km de praias, serra, algum património, arqueologia, gente hospitaleira, fraterna e solidária, excelentes vinhos e boa gastronomia estão todos convidados para visitar Grândola”, adiantou.