David Carreira, José Cid e Emanuel são cabeças de cartaz da Festa das Vindimas

A 60.ª edição da Festa das Vindimas que vai decorrer de 31 de agosto a 5 de setembro na vila de Palmela terá como cabeças de cartaz David Carreira, José Cid, Rodrigo Leão, André Sardet e Emanuel, que atuarão no palco principal. A divulgação das principais atrações musicais e novidades do certame foi feita, a 4 de maio num evento que decorreu na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, contando com as presenças da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Palmela, Maria João Camolas, do presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares, do presidente da Festa das Vindimas, André Cabica, e de dezenas convidados.

No dia 31 de agosto sobe ao palco principal David Carreira. No dia 1 de setembro a Sociedade Filarmónica Palmelense Loureiros, convida André Sardet. No dia 2 atua a banda “Fogo Fogo”. No dia 3 José Cid que promete um grande concerto. No dia 4, a Sociedade Filarmónica Humanitária, convida Rodrigo Leão. No dia 5 de setembro, a encerrar o cartaz, atuará Emanuel.

O tema do cortejo etnográfico, um dos ex-líbris da Festa das Vindimas será o “Amor” estando a coordenação da equipa responsável a cargo de Miguel Jesus, contando com a participação do movimento associativo do concelho.

Foi ainda apresentado o novo cartaz da festa, com a cores do concelho, da autoria de Mário Pádua, em azul forte (simboliza a solenidade dos 60 anos), com o cacho de uva (representa a tradição) e a parra (representa a Rainha das Vindimas, um dos elementos mais emblemáticos do evento, um coração (o amor à Festa as Vindimas).

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Palmela, Maria João Camolas, disse que “vivemos com grande intensidade a nossa grande Festa das Vindimas, que marca o calendário concelhio, acarinhada por todos nós e que está à porta dos 60 anos”, elogiando a equipa da comissão organizadora, que “mobiliza muita juventude”.

A autarca agradeceu “a todas as direções e pessoas que fizeram a festa acontecer”, sublinhando que esta festa “celebra o nosso património, a identidade, a nossa forma de viver o território, as nossas gentes, os nossos vinhos e tradições”. “Esperamos por todos nesta grande celebração e o município de Palmela estará sempre a acompanhar porque sabemos que os desafios e os problemas são grandes”. “Enquanto houver um palmelão as Festas das Vindimas nunca acabarão”, concluiu.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, considera que “esta juventude da equipa organizadora é o selo de garantia da Festa das Vindimas”, salientando “o bairrismo, o nosso património e a identidade cultural”, presentes neste certame. “São seis décadas de muito trabalho, alegrias que a festa tem dado às nossas gentes, região e país”, lembrando que foi a primeira festa das vindimas em Portugal, sendo “Palmela pioneira e vamos continuar a trabalhar com força e vontade, a defender o nosso bairrismo”.

Jorge Mares recordou os fundadores da Festa das Vindimas como Álvaro Carvalho Cardoso juntamente com 13 elementos, que foram “visionários, a alavanca e a mola real, que sonharam e edificaram a festa em tempos de grandes dificuldades”.

André Cabica frisou que o evento “não é só a festa, mas representativa do nosso concelho como é a festa das vindimas mais antiga de Portugal, algo de relevo que nunca podemos esquecer”. “Manteremos todos os momentos mais emblemáticos da nossa festa como a eleição da rainha, a pisa da uva e bênção do primeiro mosto, os cortejos de camponeses e etnográfico bem como iniciativas que já fazem parte da tradição como a Tarde do Garrafão, o passeio motard e eventos desportivos como a Rampa das Vindimas, prova de orientação, troféu de kart e uma novidade, o primeiro Trail da Festa das Vindimas”, adiantou o responsável.

“Queremos transparecer força, para que a festa seja comemorada por muitos mais 60 anos”, e traçou objetivos para esta edição, “temos habitualmente à volta de 350 mil a 400 mil visitantes e gostaríamos de poder ultrapassar esse número nesta edição”, para tal “a comissão de festas e a autarquia, estão a estudar formas para que tudo decorra da melhor forma”, concluiu.

A Festa das Vindimas inclui um conjunto de eventos isolados, mantendo-se as atividades mais tradicionais: eleição da Rainha das Vindimas, a 30 de agosto, (inscrições abertas até 31 de julho), Mercado de Vinhos, Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto; mas também espetáculos, harmonizações, cursos, e provas desportivas.

Cartaz

Dia 31 de agosto: sobe ao palco principal David Carreira.
No dia 1 de setembro é a vez de André Sardet
No dia 2 de setembro atua a banda “Fogo Fogo”
No dia 3 de setembro José Cid promete um grande concerto.
No dia 4 de setembro sobe ao palco Rodrigo Leão
No dia 5 de setembro a encerrar o cartaz, atuará Emanuel.