O Carnaval de Sesimbra é um dos mais belos de Portugal. Os desfiles principais, organizados por escolas de samba e grupos de axé, vão percorrer a marginal de Sesimbra no domingo e na terça-feira, 11 e 13 de fevereiro, com mais de mil participantes e milhares de foliões.
Dia 12 de fevereiro, segunda-feira, a tarde é dedicada ao famoso e original desfile de palhaços, um dos maiores do mundo, que em 2023 reuniu cerca de 10 mil mascarados de todas as idades.
Câmara Municipal de Sesimbra, escolas de samba e grupos de afro-axé estão a trabalhar há vários meses para que esta edição supere as anteriores, tanto em termos de espetáculo, como nas condições para receber os milhares de visitantes que se dirigem a Sesimbra nesta altura do ano. Para além da aposta nos desfiles e no corso de palhaços, a autarquia avançou em 2024 para a organização do período noturno, com música pela marginal, concertos e DJ até de madrugada.
Em 2024 haverá mais lugares de bancada, cerca de 300 individuais e 16 camarotes com seis lugares para famílias, grupos, empresas e outras entidades. Funcionará também a habitual Fan Zone, com pinturas faciais, um ponto de fotografias gratuitas e a venda da t-shirt oficial.
Os desfiles principais, bem como os espetáculos noturnos serão transmitidos em direto em ecrãs gigantes e no YouTube da autarquia.
Do programa faz parte a animação noturna, em que a câmara municipal garante música ao longo de toda a marginal a partir das 22 horas. A partir da meia-noite de sexta, sábado, domingo e segunda-feira, haverá concertos e DJ no Largo da Marinha e Praça da Califórnia.
No período noturno, a segurança foi reforçada com presença de seguranças e GNR. Vão também ser instaladas casas de banho e painéis com informações úteis, programa e mapa do evento. Toda a área onde decorre a animação estará delimitada por pórticos de entrada, devidamente identificados e sinalizados, nos quais serão entregues os copos oficiais do evento, um folheto com informação e um brinde.
Do Carnaval de Sesimbra faz parte o ensaio técnico, o baile trapalhão pelas coletividades, desfiles dos estabelecimentos de ensino e educação, o concurso infantil de fantasias ou o desfile da Tripa Mijona.
Há espaço também para as tradições, com as Cegadas, teatro popular satírico originário das zonas mais rurais do concelho, o Enterro do Bacalhau, que percorre a vila de Sesimbra na noite da quarta-feira de Cinzas e encerra os festejos todos os anos.
Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a Câmara Municipal de Sesimbra vai assegurar um vaivém gratuito entre as paragens da Rotunda da Moagem de Sampaio (frente aos supermercados) e o Terminal Rodoviário de Sesimbra.
O autocarro, da Carris Metropolitana, circulará entre as 11 e as 2 horas da manhã, com partidas de Santana e de Sesimbra de 40 em 40 minutos. Esta decisão da Câmara Municipal pretende minimizar as dificuldades de estacionamento que se verificam na vila durante o Carnaval, tornando mais prática, confortável e segura a deslocação.
No recinto da Moagem haverá um parque de estacionamento com cerca de 200 lugares, também gratuitos, para que quem se desloque de viatura própria a partir de outras zonas possa estacionar sem custos e apanhar o Vaivém.
Os encargos financeiros desta operação são suportados pela autarquia, que conta com o apoio da Carris Metropolitana na cedência de veículos e motoristas.
O Carnaval de Sesimbra é uma organização da Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com as escolas de samba e grupos de afro-axé do concelho.
Elsa Anacleto e Joaquim Dias são os reis do Carnaval de Sines
Elsa Anacleto e Joaquim Dias são os reis do Carnaval de Sines que este ano conta com dois mil foliões nos desfiles espera 50 mil visitantes nos três dias. No ano que a Beija Flor assinala 30 anos de existência, o Carnaval de Sines presta homenagem a esta escola de samba.
A festa na rua arranca no dia 9, sexta-feira, às 10h00, na av. General Humberto Delgado, com a 31.ª edição do Carnaval dos Pequeninos, uma organização da Junta de Freguesia de Sines. No mesmo dia realiza-se a Noite da Matrafona, no centro histórico, uma iniciativa da Ferro & Fogo.
No dia 10, às 11h00, Suas Majestades Os Reis do Carnaval de Sines chegam ao Largo dos Galegos e desfilam pelo centro histórico. Às 15h00, há baile de máscaras sénior do pavilhão da Junta de Freguesia de Sines, que organiza a atividade. Às 21h30, inauguram-se os bailes no Pavilhão dos Desportos, com um baile eletrónico até de manhã animado por Pack 7, DJ LC, Ribeiro, Rui Duarte e Stony.
O primeiro desfile carnavalesco na av. General Humberto Delgado acontece às 15h30 de domingo, 11 de fevereiro. A partir das 22h00, volta-se a dançar no Pavilhão dos Desportos com um baile animado pela banda Pack 7.
Segunda-feira, 12 de fevereiro, é o dia do sempre especial desfile carnavalesco iluminado, às 21h00, na av. General Humberto Delgado. O baile no Pavilhão dos Desportos começa às 23h30, novamente ao som da Banda Pack 7.
O Dia de Carnaval, terça-feira, 13 de fevereiro, tem um desfile carnavalesco na avenida, às 15h30, e um baile no pavilhão, às 21h30.
O enterro do Entrudo acontece na quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a partir das 21h30, num percurso pelas ruas da cidade com início no Depósito da Água e fim no Largo Poeta Bocage.
Até 17 de fevereiro, o Carnaval está também presente no Centro de Artes de Sines com uma mostra sobre o evento.
O Carnaval de Sines é organizado pela Associação de Carnaval de Sines, com o apoio da Câmara Municipal de Sines, entre outras entidades. O orçamento é de 180 mil euros.
Carnaval em Setúbal
Folia na praça de Bocage
A praça de Bocage volta a ser o centro do Carnaval em Setúbal, acolhendo um programa com diversas atividades gratuitas para toda a família nas tardes de 11 e 13 de fevereiro, organizado pelo município sadino.O evento decorre entre as 15h00 e as 17h00 de ambos os dias, período durante o qual toda a área da praça de Bocage, incluindo o Espaço Multiusos, tem atividades de vários tipos, desde a criação de fotos divertidas às pinturas faciais, passando pelos jogos tradicionais, pelas coreografias infantis e pelas performances teatrais.Os foliões que participarem na “Self Funny Photos” podem criar fotos divertidas com acessórios disponibilizados pela organização, enquanto as crianças são recebidas por mascotes infantis fantasiadas, disponíveis para instantâneos, e uma animadora realiza pinturas faciais com tintas antialérgicas.Enquanto no Espaço Jogos Tradicionais têm lugar brincadeiras como atirar bolas às latas ou corrida de sacos, noutros locais da Praça de Bocage, que vai estar decorada com um arco de balões, há coreografias infantis, performances teatrais direcionadas para o público mais jovem e animação circense.O programa de animações carnavalescas em Setúbal conta ainda com surpresas nos dois dias de atividades de participação gratuita.
Pinhal Novo
Desfile carnavalesco
A Câmara Municipal de Palmela vai apoiar o Desfile de Carnaval e o Enterro do Bacalhau em Pinhal Novo com 2 mil euros, apoio logístico e cedência temporária, no período de 10 a 15 de fevereiro, do espaço público junto à Estação Ferroviária, para exploração comercial. A atribuição do apoio ao Grupo Carnavalesco Amigos de Baco, organizador do evento, foi aprovada, por unanimidade, na reunião descentralizada de 24 de janeiro. O Cortejo Carnavalesco vai percorrer as ruas da vila no dia 13 de fevereiro, a partir das 15h00. Para fazer face aos avultados encargos financeiros associados à realização do evento (construção dos carros alegóricos, alimentação, pagamento aos militares da GNR e licenciamentos), o Grupo solicitou apoio financeiro. Pelo impacto que tem na freguesia, quer pelo número de participantes e associações que integram o Desfile, quer pelo público que mobiliza, a autarquia considera que esta iniciativa atrai à vila de Pinhal Novo muitos visitantes, sendo já uma referência na região, e que é importante o apoio municipal para dignificar e valorizar o trabalho desenvolvido pelos Amigos de Baco.
Alcácer do Sal
Desfile das escolas
O tradicional Desfile de Carnaval das Escolas de Alcácer do Sal vai realizar-se no dia 9 de fevereiro, pelas 10h30, sendo que o percurso sairá do Parque Urbano de Alcácer do Sal, percorre depois a avenida dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e termina no local onde começou. Apesar do desfile ser subordinado a um tema livre, existe a missão de reaproveitar fatos ou adereços já existentes em casa ou nas escolas, contribuindo-se dessa forma para a sustentabilidade do planeta. O circuito tem início na entrada principal do Parque Urbano (10h30), seguindo pela avenida dos Aviadores, e regresso ao Parque Urbano pelo lado interior da avenida dos Aviadores. Após o desfile, decorrerá uma Festa de Carnaval, para as crianças, no Pavilhão Gracieta Baião com animação a cargo do artista Ivan Sousa. A concentração para o desfile de Carnaval ocorrerá pelas 09h30 no Pavilhão Gracieta Baião, no Parque Urbano de Alcácer do Sal, prevendo-se que o corso termine pelas 11h30. O município de Alcácer do Sal e o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal irão disponibilizar água e um reforço alimentar durante o desfile. Organizado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da Divisão de Educação – Setor de Gestão Escolar, o corso realiza-se em parceria com a União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana e conta com os apoios do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, do Centro Infantil “Universo da Brincadeira” (ADT) e do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado (CCBSJOQ).
Montijo
Carnaval com desfile noturno
Os festejos carnavalescos no Montijo vão incluir novamente um desfile noturno com carros alegóricos, no dia 10 de fevereiro pelas 21h30, no centro da cidade, devido ao sucesso do ano passado. O programa inclui ainda os dois habituais corsos diurnos, com início pelas 15h00, no domingo (11) e na terça-feira (13), que cumprem igual percurso ao do desfile noturno, com saída da frente ribeirinha, passagem pela avenida dos Pescadores e término na praça da República. Os três cortejos têm entrada gratuita. Segundo a Câmara Municipal do Montijo, em 2023, mais de 75 mil pessoas marcaram presença nos festejos carnavalescos. O desfile conta com carros alegóricos e a participação de mais de 1.200 foliões provenientes de diversas coletividades do concelho. De referir que a Associação dos Antigos Alunos Somos Peixinho assume a organização do Carnaval, que conta com o investimento e o apoio da Câmara Municipal e da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, bem como com o contributo do movimento associativo. O Carnaval em Montijo inclui também os bailes de máscaras, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, com início pelas 22h00, na Academia Musical União e Trabalho (AMUT), em Sarilhos Grandes. Nos dias 10 e 12, a partir das 22h30, é a associação “A Quadrada – Agremiação Copofónica e Desportiva” quem organiza dois bailes, a decorrer nas instalações da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo.