Utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal pintam Abril na calçada

Cerca de três centenas de pedras pintadas com o tema da Liberdade vão ser colocadas na calçada de Setúbal no âmbito do projeto “Vamos pintar Abril na calçada”, integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

A primeira sessão de pintura, com a participação de um grupo de mais de uma dezena de utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, decorreu, a 26 de janeiro, no Centro de Recursos Educativos e Culturais, antiga Escola Conde de Ferreira. 

Seguem-se novas sessões em fevereiro com alunos da Escola Básica do Montalvão e utentes do Centro Comunitário de São Sebastião, da APPACDM e do Espaço MaiorIDADE, da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Em março, com o apoio dos serviços municipais, as pedras vão “tapar buracos” e dar uma imagem diferente à calçada em vários locais do centro histórico da cidade.

A iniciativa surge na sequência do projeto “Veja lá bem onde põe os pés”, lançado em 2016 pela artista plástica Olinda Lima, que permitiu devolver à calçada centenas de pedras pintadas com motivos alusivos a Setúbal e à sua história, numa iniciativa desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.  

O projeto, que culminou em 2021 com a exposição “Da calçada para o museu”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, é agora reeditado com o objetivo de deixar outras marcas físicas na cidade.

“Desta vez o mote é pintar Abril na calçada. Vamos pintar cerca de três centenas de pedras com o tema da Liberdade e depois colocá-las em buracos existentes na calçada”, explica Olinda Lima. 

“Vamos pintar Abril na calçada” integra a programação do projeto “Venham Mais Vinte e Cincos”, das comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril, a decorrer entre 2022 e 2025 numa organização da Câmara Municipal de Setúbal com várias parcerias,