Mais de cem alunos das escolas de Setúbal envolvidos na proteção do ambiente

Mais de uma centena de alunos de quatro escolas de Setúbal estão envolvidos num programa nacional que visa a proteção do meio marinho e da biodiversidade, contando o projeto com a colaboração do município sadino.

A iniciativa, denominada “Kids Dive – Descobrir o Oceano”, está a ser desenvolvida desde janeiro e envolve 120 alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário das escolas básicas de Azeitão e Lima de Freitas e das escolas secundárias du Bocage e D. João II, contando pelo quinto ano com o financiamento da Câmara Municipal de Setúbal.

O programa, que já proporcionou, a 10 de janeiro, uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, tem ainda programadas duas saídas de campo à zona de Alpertuche, na Arrábida, a 11 e 13 de março, para alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do parque marinho.

Acompanhados de biólogos marinhos, os participantes têm a oportunidade de ficar a conhecer métodos usados em investigação, observando os organismos recolhidos e colocados em tabuleiros/aquários na zona entre marés da Praia de Alpertuche, posteriormente devolvidos ao mar após a atividade.

A 8 e 9 de abril, os alunos participam em batismos de mergulho na Piscina das Palmeiras e em workshops sobre “Biodiversidade Marinha” e “Desplastificar o Mar”, promovidos na Escola Secundária du Bocage e na Escola Básica de Santa Maria, respetivamente, pelo Jardim Zoológico de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Já a 5 de junho, o Kids Dive Summit encerra o projeto no ano letivo 2023-2024, com intervenções de biólogos e de alguns dos 120 alunos participantes.

Os principais objetivos do “Kids Dive – Descobrir o Oceano” são fomentar a literacia sobre os oceanos e alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.

O projeto é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo, a nível local, a Câmara Municipal de Setúbal, que financia as atividades realizadas com os alunos do concelho.