Mais de uma centena de alunos de quatro escolas de Setúbal estão envolvidos num programa nacional que visa a proteção do meio marinho e da biodiversidade, contando o projeto com a colaboração do município sadino.
A iniciativa, denominada “Kids Dive – Descobrir o Oceano”, está a ser desenvolvida desde janeiro e envolve 120 alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário das escolas básicas de Azeitão e Lima de Freitas e das escolas secundárias du Bocage e D. João II, contando pelo quinto ano com o financiamento da Câmara Municipal de Setúbal.
O programa, que já proporcionou, a 10 de janeiro, uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, tem ainda programadas duas saídas de campo à zona de Alpertuche, na Arrábida, a 11 e 13 de março, para alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do parque marinho.
Acompanhados de biólogos marinhos, os participantes têm a oportunidade de ficar a conhecer métodos usados em investigação, observando os organismos recolhidos e colocados em tabuleiros/aquários na zona entre marés da Praia de Alpertuche, posteriormente devolvidos ao mar após a atividade.
A 8 e 9 de abril, os alunos participam em batismos de mergulho na Piscina das Palmeiras e em workshops sobre “Biodiversidade Marinha” e “Desplastificar o Mar”, promovidos na Escola Secundária du Bocage e na Escola Básica de Santa Maria, respetivamente, pelo Jardim Zoológico de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho.
Já a 5 de junho, o Kids Dive Summit encerra o projeto no ano letivo 2023-2024, com intervenções de biólogos e de alguns dos 120 alunos participantes.
Os principais objetivos do “Kids Dive – Descobrir o Oceano” são fomentar a literacia sobre os oceanos e alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.
O projeto é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo, a nível local, a Câmara Municipal de Setúbal, que financia as atividades realizadas com os alunos do concelho.