A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Brejos do Assa reabriu a 19 de junho, em resultado da pressão da Comissão de Utentes e da iniciativa da Câmara Municipal de Palmela para garantir as instalações.
Os utentes inscritos e, entretanto, encaminhados para Águas de Moura, voltam, assim, a ser assistidos em Brejos do Assa, Freguesia de Palmela.
“Não obstante tratar-se de uma boa notícia”, a UCSP de Brejos do Assa mantém “apenas um dia semanal de funcionamento, como já era prática antes do encerramento – segundas-feiras, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas – pelo que, tal como noutras unidades no concelho, é urgente o reforço ao nível de recursos humanos para assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade às populações e a confiança no Serviço Nacional de Saúde”, refere o município de Palmela, em comunicado.
Esta unidade encerrou em junho de 2021, na sequência da alienação do edifício, por insolvência do anterior proprietário. Face à disponibilidade demonstrada pelo novo proprietário para manter a utilização e arrendar o edifício, a Câmara Municipal insistiu junto da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para que fizesse novo contrato e garantisse a sua integração no mapa do Auto de Transferência de Competências da área da Saúde, já que este equipamento nunca foi considerado, constituindo um dos motivos para a recusa do Município na assinatura do Auto.
Em dezembro de 2022, a Autarquia oficiou a ARSLVT, disponibilizando-se para fazer parte da solução e assumir o arrendamento do espaço, sem ter obtido resposta. Em reunião realizada a 10 de maio de 2023, o Adjunto do Ministro da Saúde garantiu a integração da UCSP no Auto de Transferência, pelo que a Câmara decidiu não esperar pela sua assinatura formal e avançou, de imediato, com o arrendamento, tendo entregue a chave do edifício ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida.