O Capitão-de-fragata Elias Véstia Cagarrinho, natural de Alcochete, é desde de 24 de julho, o novo comandante do Navio da República Portuguesa (NRP) Bartolomeu Dias, tendo rendido no cargo o também Capitão-de-fragata Artur Lucas da Silva.
A cerimónia de entrega de comando, presidida pelo Comandante Naval, Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, realizou-se no Palácio do Alfeite, na Base Naval de Lisboa, e contou com a presença de diversas entidades, incluindo o 2º Comandante Operacional e o Subchefe do Estado-Maior da Armada.
No seu discurso, o Comandante Naval manifestou o apreço e reconhecimento a todos os homens e mulheres que, com elevado sentido de dever, profissionalismo e serviço à Pátria, serviram sob o comando do Capitão-de-fragata Artur Lucas da Silva, enaltecendo a sua prestação nas várias missões realizadas, nomeadamente a integração na EUROMARFOR. O Comandante Naval também aproveitou o momento para explicar a relevância da existência das fragatas e o investimento na sua modernização e prontidão.
O Comandante Elias Véstia Cagarrinho nasceu em Alcochete em março de 1976. Ingressou na Marinha em 1994, tendo ao longo da sua carreira desempenhado diversos cargos no mar e em terra.