Presidente André Martins promete que Feira de Sant’Iago continuará nas Manteigadas

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, assegurou a 25 de julho, dia da inauguração da Feira de Sant’Iago que o certame vai continuar a realizar-se no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas.

“Quero hoje aqui garantir-vos que a feira, com todo o peso da sua história, continuará a realizar-se no Parque Sant’Iago, o espaço propositadamente construído para acolher o certame e com capacidade para acolher as muitas centenas de milhares de pessoas que o procuram”, afirmou o presidente da Câmara, no primeiro dos 11 dias da edição número 442 do certame que decorrerá até 4 de agosto.

André Martins sublinhou que o Parque Sant’Iago tem sido melhorado de forma contínua, tendo “boas acessibilidades” e “todas as condições na sua envolvente para disponibilizar estacionamento para os milhares de viaturas dos visitantes, bem como para as dezenas de viaturas pesadas que garantem o apoio logístico a um certame de tão enorme dimensão” como é a Feira de Sant’Iago, considerada a mais importante a sul do país.

“Com esta edição da Feira de Sant’Iago comemoramos 20 anos da inauguração do Parque Sant’Iago. Comemoramos também 20 anos de mudança da cidade, 20 anos de evolução, de crescimento e de desenvolvimento”, disse.

O autarca recordou que a cidade é agora “bastante diferente” da que havia há 20 anos, quando a feira saiu da Avenida Luísa Todi, tendo mudado “para muito melhor”, razão pela qual quem nela vive saúda “as mudanças que assentam em qualidade de vida, em sustentabilidade, em referência histórica e autenticidade”, o que conferiu “enorme capacidade de atração” a Setúbal.

Em 2004 a feira saiu do centro histórico da cidade porque o centro histórico e a zona ribeirinha precisavam de evoluir, de serem requalificados”, recordou. “A requalificação da frente ribeirinha e a atratividade do centro histórico vão continuar a progredir, como está planeado há mais de uma dezena de anos”.

O presidente da Câmara notou que projeto da Marina de Setúbal, que é da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, mas tem na autarquia “um parceiro entusiasta”, está a avançar e vai entrar em discussão pública no próximo mês, dependendo a sua viabilidade financeira “do imobiliário a desenvolver na frente ribeirinha” da cidade.

O autarca defendeu que “a cidade constrói-se, cresce e desenvolve-se com planeamento e jamais com projetos avulsos”, referindo que os estudos e o planeamento para o desenvolvimento de Setúbal que são feitos “há cerca de duas décadas” têm como resultado que a cidade nunca tenha passado por “uma fase de tão grande procura e investimento como a atual”.

Entre as várias intervenções municipais previstas para qualificar a cidade está um investimento de cerca de dois milhões de euros no “novo pulmão verde da cidade, o Parque Urbano da Várzea”, onde vão ser consolidados percursos e zonas de estar e de lazer, “gerando mais atratividade” para uma zona da cidade que é central.

“Não se governa uma grande cidade como Setúbal olhando apenas para a espuma dos dias ou olhando para o futuro com projetos passadistas”, salientou o autarca, recordando que a transferência da feira para as Manteigadas resultou de “um processo de planeamento que data de 2001, quando foi apresentado o Plano Estratégico do POLIS”.

André Martins recordou que, na ocasião, os autores do plano, “o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e a gestão municipal da época”, defendiam que a zona era uma das novas centralidades da cidade, sendo então habitada por cerca de 50 por cento da população de Setúbal.

A edição deste ano da Feira de Sant’Iago, com “50 anos – 25 de Abril” como tema central, decorre no Parque Sant’Iago entre 25 de julho e 4 de agosto, com mais de três dezenas de concertos e cerca de 170 feirantes, dos quais 30 são divertimentos e outras três dezenas são espaços de restauração.

Excesso, Soraia Ramos, Mastiksoul, Badoxa, Supa Squad, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Nininho Vaz Maia são alguns dos artistas que sobem ao Palco Sant’Iago, um dos dois, juntamente com o Palco Encontros, que acolhem o programa musical.

A edição deste ano apresenta, no pavilhão da Câmara Municipal, uma exposição sobre o cinquentenário do 25 de Abril, que foi especialmente montada para recuperar diferentes momentos da revolução e do Processo Revolucionário em Curso (PREC) e a forma como foram vividos na cidade.

A Feira do Livro e do Vinil, um dos destaques da edição de 2023, continua no programa, no qual sobressaem, ainda, um espaço de jogos tradicionais, um slide e demonstrações de showcooking, a que se juntam, na área das diversões, um novo desafio para os mais audazes, que atinge os 42 metros de altura.

O Parque Sant’Iago, que tradicionalmente recebe o certame, é servido por dois parques de estacionamento ordenado e gratuito, um junto do recinto e, o outro, na Avenida Teixeira do Vale.

A Carris Metropolitana reforça o serviço de autocarros de e para o Parque Sant’Iago durante o período de feira, a qual está aberta ao público das 18h00 à 01h00 de segunda a quinta-feira, encerrando às 02h00 à sexta-feira. Ao sábado o recinto está de portas abertas das 16h00 às 02h00, sendo que encerra à 01h00 ao domingo.

O programa completo de concertos e de atividades, assim como todas as informações essenciais sobre a Feira de Sant’Iago estão disponíveis em www.feiradesantiago.pt e através de app para dispositivos móveis, tanto em plataformas iOS, como Android.