Tradicional almoço da classe piscatória do Montijo: Pescadores pedem desassoreamento da cala

José Maria Santos, presidente da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA), apelou ao secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, para que o governo proceda ao desassoreamento da cala do Montijo.

“Os pescadores locais também pescam e dão lucro ao governo, por isso, peço-lhe que a cala do Montijo seja desassoreada pois com duas horas de maré não se sai nem se entra no Montijo, pelo menos as embarcações de maior porte”, disse José Maria Santos, aproveitando a presença do governante e da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, no tradicional almoço da classe piscatória que reuniu 350 pessoas que apreciaram a famosa caldeirada de peixe, junto à sede da SCUPA, no âmbito das Festas Populares de S. Pedro.

Também o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, presente neste almoço, juntou-se a este apelo, recordando o trabalho já desenvolvido pela autarquia e pela SCUPA através da construção do cais para os pescadores profissionais. “Uma obra visível que orgulha a população do Montijo, um cais sonhado por gerações de pescadores”, disse o edil.

“Um projecto com vista larga, com arrojo e com sentido do que deve ser o investimento público ao serviço do desenvolvimento económico, mas como dizia o presidente da SCUPA não chega e ainda não está acabado, precisamos de trabalhar no desassoreamento da cala do rio” frisando que “é importante para o desenvolvimento económico do Montijo e da Moita”.