União Mutualista festeja 143.º aniversário: Instituição dá resposta social às famílias

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição tem respostas na área do apoio social às famílias, em todos os segmentos em que exerce actividade.

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC) realizou no passado sábado, dia 21 de Novembro, uma sessão solene comemorativa dos seus 143 anos de existência. A cerimónia contou com a presença de Nuno Canta , presidente da Câmara Municipal do Montijo, de António Júlio de Almeida, presidente da UMNSC, de Manuel Barrona, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação, e de Carlos Salgueiral, presidente da Rede Mut – Associação Portuguesa de Mutualidades.

“O movimento mutualista no Montijo diz-nos que se houver organização, se soubermos conjugar a iniciativa e a criatividade é possível reforçar a cidadania, responder aos mais frágeis e contribuir para um desenvolvimento mais justo da cidade” afirmou Nuno Canta. O edil salientou que “os nossos concidadãos não só acarinham como confiam na União Mutualista nos seus serviços e profissionais, nos seus funcionários, nos seus dirigentes. É por isso, com base na história e na profunda ligação entre a população e a União Mutualista, que devemos olhar para o presente e procurar com sentido de responsabilidade e serenidade os caminhos do futuro”.

Por sua vez, António Júlio de Almeida disse que associação continua a crescer e “desde Janeiro de 2013 entraram cerca de 900 novos associados, o que é notável e deve-se ao exemplo dos mais velhos, que mantêm a sua adesão e a sua vontade de colaborar e transformar esta associação num instrumento importante de acção social, de equilíbrio social e económico da nossa comunidade, um instrumento indispensável”. O responsável acrescentou que a associação está no bom caminho: “queria deixar esta palavra de esperança e de conforto e de apelo para que continuem a aderir novos associados e a manter viva esta instituição”.

A cerimónia contou com a exibição de um filme sobre a história da União Mutualista e a participação de alunos da Casa da Criança, do Centro Infantil António Marques e do CATL A Caminho da Juventude. Após um momento musical proporcionado pelo Conservatório de Artes do Montijo teve lugar a homenagem aos associados com mais de 65 anos de inscrição na associação. A palestra “História do Mutualismo” foi o momento que se seguiu, proferida por Joaquim Carreira Tapadinhas, mestre em História Política e Social.

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, fundada em 18 de Novembro de 1872, tem respostas na área do apoio social às famílias, em todos os segmentos em que exerce actividade – Instituições de Infância, Centro de Dia para Idosos, Apoio Domiciliário, Lar de Terceira idade com Cuidados Continuados, bem como na área da saúde, com a sua Clínica e Farmácia.