Toy é cabeça de cartaz da Festanima

A 16.ª edição da Festanima vai realizar-se de 6 a 15 de Julho, na avenida Belo Horizonte, freguesia de S. Sebastião, concelho de Setúbal, tendo como cabeça de cartaz o Toy.

Durante dez dias haverá muita animação, concertos, gastronomia e fogo-de-artifício que encerra as festividades, à meia-noite de 15 de Julho.

Toy, Vozes do Fado Rio Azul, Ricardo Savedra, André Patrão, Luís Rosa, Alfa Trio, Banda Contraponto, Ana Rita, Paulo Ribeiro, são apenas alguns dos muitos artistas que vão animar as noites nas Escarpas de Santos Nicolau, onde também têm destaque áreas expositivas com pintura ao vivo, artesanato e arranjos florais.

A festa vai contar com nove tasquinhas, exploradas por nove coletividades da freguesia, que com as verbas angariadas conseguem viabilizar as suas atividades e projetos.

São estas as coletividades que participam este ano na Festanima, certame que abre às 18 horas de dia 6 de Julho e que encerra à meia-noite de 15 de Julho.

  • Associação das Festas Populares de São Sebastião:
  • União Futebol Comércio e Indústria;
  • São Domingos Futebol Clube;
  • Núcleo Bicross de Setúbal;
  • Clube de Futebol Os Sadinos;
  • Associação de Moradores Luta do Povo;
  • Grupo Desportivo “Os Amarelos”;
  • Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau;
  • Sport Clube do Sado.

A sessão solene de abertura decorre na sede do Grupo Desportivo Os Amarelos, pelas 19h00, seguida de um cortejo até ao centro da festa, acompanhado pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela marcha do Bairro Santos Nicolau.

“Esta é a maior festa popular do concelho e é um prazer tremendo que seja o próprio movimento associativo a organizá-la, numa lógica de participação ativa”, afima o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), Nuno Costa.
Nuno Costa referiu que os compromissos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Setúbal para com esta festa foram cumpridos, sendo que, dos desafios a que se propuseram apenas falta cumprir o da requalificação da avenida Belo Horizonte, obra que está atualmente em curso, levada a cabo pela autarquia, com recurso a fundos europeus.

Já a presidente da direcção da Associação de Festas de S. Sebastião, Madalena Lopes, salientou o “vasto e recheado leque de artistas” desta 16.ª edição, que contribui “para o sucesso da nossa grande festa, que atrai a população do concelho e seus turistas”.

Madalena Lopes agradeceu a todos os que tornam a iniciativa possível, com especial enfase para o apoio dado pela Câmara Municipal e pela JFSS, na pessoa “humilde, sincera, humana e compreensiva” do seu presidente, Nuno Costa, a quem a dirigente agradeceu “o apoio incondicional à festa”.

A responsável revela que a associação tem boas expectativas para esta edição, uma vez que a festa tem vindo a receber cada vez mais visitantes. Nos últimos dois anos, passou de 22 mil para 30 mil visitantes, esperando-se que possa atingir os 40 mil este ano.