Câmara de Setúbal proíbe abertura de hipermercados às 6h30

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, anuncia que não vai permitir a abertura de superfícies comerciais às 6h30 no concelho.

O despacho autoriza a antecipação do horário da abertura dos estabelecimentos comerciais para as 08h00 nos dias 14 e 15, 21 e 22 de Novembro.

“Em Setúbal a Câmara Municipal não autorizará, de acordo com a lei e os pressupostos do Estado de Emergência, a abertura de hipermercados, grandes superfícies e outros estabelecimentos comerciais antes das 08h00”, refere a autarca, em comunicado.

A decisão tem em conta a imposição do Governo da proibição da circulação entre as 13h00 e as 05h00 que vigora nos próximos fins de semana.

Para a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, a antecipação do horário de abertura ao público dos estabelecimentos “poderá contribuir para uma menor concentração das pessoas que pretendam satisfazer as suas necessidades de abastecimento”. 

A medida contou com os pareceres favoráveis da autoridade local de saúde e das forças de segurança.

Recorde-se que o Pingo Doce que anunciou o alargamento do horário de funcionamento nos próximos dois fins de semana, em resposta às restrições de circulação, causando uma onde indignação quer junto ds trabalhadores quer dos autarcas e clientes, acabou por desistir, abrindo à hora natural.

De referir que a Sonae MC antecipou algumas aberturas às 8h00, o Lidl e a Auchan não mexem nos horários.