Festas do Novo Círio da Arrábida mantêm tradição

Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense que decorre entre os dias 10 e 15 de Julho terã0 como ponto alto  um cortejo marítimo de barcos engalanados, no último dia, pelas 15h30, entre a praia do Creiro, na serra da Arrábida, e a Doca dos Pescadores, em Setúbal.

O programa do certame, promovido por uma comissão de festa com a União das Freguesias de Setúbal, com apoio da autarquia sadina, recuperou os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as festividades.

As festas incluem um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, dias 10, 11 e 12, às 18h30, com missa seguida de recitação de Ofício de Vésperas na Igreja da Anunciada. No dia 13, igualmente na igreja, há nova missa, de sufrágio, às 18h30, a que se segue, às 21h00, uma procissão de velas, com saída da Capela do Carmo.

O círio marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida decorre no dia 14, após concentração, às 13h30, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, e procissão em direção à Doca dos Pescadores, de onde as embarcações partem. O desfile fluvial tem passagens pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e pelo Hospital do Outão. Após a chegada à Praia do Creiro, há cortejo automóvel para o Convento da Arrábida, almoço comunitário, quermesse e animação musical, bem como recitação do terço.

Em Setúbal, no último dia, 15 de julho, às 08h30, os festeiros que entretanto regressaram à cidade e outros concentram-se junto do largo da Palmeira, na Fonte Nova, para transporte em autocarro para o Convento da Arrábida. Uma hora depois, realizam uma romagem ao Senhor dos Aflitos, após o que se celebra uma missa, às 11h30, seguida de procissão e almoço-convívio. O regresso a Setúbal, num círio marítimo com dezenas de embarcações, está agendado para as 15h30, a partir da praia do Convento da Arrábida.