Casa da Poesia de Setúbal promove “Vinhos Solidários” para ajudar Centro de Apoio aos Sem Abrigo

A Casa da Poesia de Setúbal vai realizar a 6.ª edição do evento “Vinhos Solidários” a 3 de dezembro, pelas 15h30, na sala de exposições da Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais, sita na avenida Luísa Todi, para apoiar o CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo – delegação de Setúbal.

Após dois anos de interregno devido à pandemia do covid-19, a iniciativa, que conta com apoio da Casa Ermelinda de Freitas e da União de Freguesias de Setúbal, vai ter à venda 250 garrafas de vinho tinto, branco e espumante, com um custo unitário de 10 euros.


Os rótulos das garrafas, oferecidos pela Tipografia Rápida, sendo ainda responsável pela criação da imagem, apresentam quadras de António Aleixo e de Fernando Pessoa.


A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, afirma que “este regresso do evento é muito importante porque é uma continuidade de um projeto que nasceu na Casa da Poesia que já ajudou cinco instituições”, com mais de 10 mil euros doados, nomeadamente à Cáritas Diocesana de Setúbal, Clínica Social Dentária da Paróquia de S. Sebastião, Liga Portuguesa Contra o Cancro – delegação de Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal e à Casa do Gaiato de Setúbal. “É sempre o nosso propósito ajudar”, salienta a poetisa.


“Este ano, vamos apoiar o CASA, cujos responsáveis ficaram muito felizes porque toda a importância angariada, por pouco que seja, é relevante” e neste momento é crucial porque “a situação social e económica da região é difícil, e estão a chegar cada vez mais famílias à instituição a pedir apoio alimentar, recebendo uma refeição que levam para casa”, sublinha Alexandrina Pereira, frisando que “faz toda a diferença qualquer apoio conseguido com este evento”.


A presidente da Casa da Poesia de Setúbal lança um apelo às empresas da região para comprar as garrafas de vinho solidárias. “Os vinhos são sempre bons, de reserva da Casa Ermelinda Freitas, e têm esta particularidade de juntar ao vinho à poesia, e os rótulos terão dois poetas que não são da nossa cidade, mas do país, António Aleixo, com o seu bom humor e crítica nos vinhos tintos e Fernando Pessoa, com uma quadra nos vinhos brancos”, disse.


A totalidade das receitas, com a retirada do valor das despesas, é entregue na íntegra à instituição, sendo a Casa da Poesia de Setúbal “apenas o elo de ligação”. “Nos nossos estatutos temos a vertente solidária e estamos a cumprir na íntegra”, sublinha.


Alexandrina Pereira revelou que para 2023 já estão dois pedidos feitos por instituições a solicitar este apoio solidário porque “infelizmente as instituições precisam imenso de ajuda e somos apenas uma pequena gota no oceano, mas que faz sempre a diferença”.


A Casa Ermelinda Freitas, além de vender as garrafas de vinho a um preço simbólico, oferece as caixas de oferta. “Esta iniciativa deve-se muito à Casa Ermelinda Freitas em parceria com Casa da Poesia em que ambas acabam por ajudar as instituições, que existe desde o primeiro evento, em 2015, e que será para manter”.
O cheque oferta da receita angariada será entregue, de forma simbólica, em janeiro de 2023, mês de 7.º aniversário da Casa da Poesia de Setúbal, num restaurante da cidade.


A Casa da Poesia de Setúbal foi criada em janeiro de 2015 com os objetivos de dinamizar e divulgar a poesia. “Nestes poucos anos de existência, sentimos com agrado, termos sido distinguidos com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, o que significa o reconhecimento do nosso trabalho”, conclui a poetisa, dando exemplos das iniciativas promovidas como “Os voluntários dos afetos” que leva a poesia aos lares de idosos no Natal, “De pequeno se faz o poeta”, nas escolas, os encontros com poetas na Biblioteca Municipal de Setúbal, a realização do 3.º Encontro Nacional de Poesia de Setúbal em maio de 2023 e a publicação de antologias. A próxima será lançada a 26 de novembro “Dias de tempos estranhos – entre a pandemia e a guerra”, na biblioteca municipal.