Setúbal vai ter núcleo da Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica

O núcleo de Setúbal da Myos-Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica vai ser apresentado no dia 25 de Setembro, pelas 15h00, no auditório Bocage, sito na avenida Nuno Álvares, na freguesia de S. Sebastião. Trata-se de uma associação não médica, sem fins lucrativos, para a defesa do doente e para o desenvolvimento do conhecimento dos doentes, dos técnicos de saúde e do público em geral para a realidade das patologias que representamos, a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica, para a defesa e apoio aos doentes e sócios da nossa instituição. O núcleo tem a coordenação de Ana do Carmo, Andreia Brandão e Patrícia Falcão e vai fazer atendimento telefónico para receber doentes e família num espaço cedido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião.

Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Como surgiu a ideia de criar o núcleo de Setúbal da Myos-Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica?
Núcleo –
Nós conhecemo-nos no programa SHARE (Saúde e Humanidades Actuando em Rede) sobre os efeitos da fisioterapia em pessoas com fibromialgia, realizado em parceria com a MYOS e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS). Nas sessões partilhávamos o nosso dia-a-dia e como sentíamos a falta de apoio e principalmente a falta de conhecimentos dos profissionais de saúde nesta área. Após a finalização do programa eu, Ana Mafalda, a Andreia Brandão (ambas doentes) e a Patrícia Falcão, (fisioterapeuta/investigadora do programa SHARE) decidimos entrar em contacto com a Myos e saber se eles queriam reabrir o núcleo de Setúbal.

Setúbal Mais – Quais os principais objetivos do núcleo e o plano de ação previsto?
Núcleo
– O nosso objetivo principal é sermos um ponto seguro para os doentes com Fibromialgia e ou Síndrome de Fadiga Crónica e suas famílias, onde podem recorrer sem terem receio de serem desacreditados. Iremos realizar, durante este ano, duas sessões por mês, passando a uma sessão a partir de Janeiro de 2022. Nessas sessões queremos não só dar a conhecer a Fibromialgia e a Síndrome de Fadiga Crónica tanto à população em geral como aos profissionais de saúde, mas também ajudarmos os doentes a entenderem melhor a doença e suas limitações.

Setúbal Mais – Como as pessoas podem contatar o núcleo e pedir ajuda?
Núcleo
– Neste momento ainda não temos um espaço físico permanente, contudo temos o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião que nos possibilita utilizar os seus espaços, onde poderemos receber os doentes e suas famílias, profissionais de saúde e todos aqueles que desejarem. Se quiserem entrar em contato podem fazê-lo para o número 964229998 às segundas, quartas e sextas à tarde para marcação ou por e-mail setubal@myos.pt.

Setúbal Mais – O núcleo tem ideia de quantas pessoas, em termos gerais, sofrem destas doenças?
Núcleo
– Em Portugal, foi estimado que cerca de 300 mil pessoas sofrem de Fibromialgia, e cerca de 15 mil de Síndrome de Fadiga Crónica, contudo estes números poderão não estarem atualizados.

Setúbal Mais – Sobre a apresentação do núcleo, o que está previsto?
Núcleo
– No dia 25 de Setembro pelas 15h00, iremos realizar a primeira sessão informativa do núcleo de Setúbal no auditório Bocage, Teremos como intervenientes o presidente da MYOS, o enfermeiro Ricardo Fonseca, a fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo Patrícia Falcão, a Carmen Caeiro, doutorada em fisioterapia, como também um dos membros da Unidade de Tratamento da dor do Centro Hospitalar de Setúbal. Quem quiser conhecer será bem-vindo/a no dia 25 de Setembro, só terá que entrar em contacto connosco por telefone ou email e fazer uma inscrição, pois iremos seguir todas as normas que estão estabelecidas.