Casal de mecenas setubalense Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus homenageado em Braga

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa entregou, a 1 de junho, simbolicamente, ao casal de mecenas, Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, residente em Setúbal, o Prémio Incorporação 2023, que foi atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, com a “Doação Bühler-Brockhaus: Ao serviço dos outros”.

Numa pequena cerimónia, realizada na Sala da Doação Bühler-Brockhaus, a diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Alexandra Cerveira Lima, apresentou o processo de candidatura e da atribuição do Prémio, perante o casal de mecenas, a diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou que a autarquia vai atribuir a Medalha da Cidade ao casal Bühler-Brockhaus pela doação da sua coleção de arqueologia e arte clássica ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. Esta a distinção só pode ser feita em 2024, dado que as medalhas são atribuídas de dois em dois anos, durante as Comemorações de São Geraldo, padroeiro da cidade de Braga.

Recorde-se que ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, foi atribuído o Prémio Incorporação 2023, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, com a “Doação Bühler-Brockhaus: Ao serviço dos outros”. Esta atribuição decorreu no dia 26 de maio, no Museu do Ar, em Sintra, onde foi reconhecida a importância da Doação Bühler-Brockhaus ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa como um acontecimento ímpar na museologia portuguesa.

De referir este casal de mecenas ofereceu à cidade de Setúbal várias obras de arte pública instaladas em rotundas como os Golfinhos na rotunda de acesso ao Alegro Setúbal, as sardinhas, nas Fontaínhas, o Zéfiro em Monte Belo, os Amantes na Várzea, Luísa Todi frente ao Fórum Municipal.