Casa da Poesia de Setúbal lança antologia de homenagem a Frei Agostinho da Cruz

A Casa da Poesia de Setúbal vai lançar a antologia de homenagem a Frei Agostinho da Cruz no próximo dia 16 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Setúbal, com textos dos seus associados.

Florindo Cardoso


A obra literária com 124 páginas que tem prefácio do professor João Reis Ribeiro e prólogo de Maria Helena de Mattos, conta com testemunhos de associados da Casa da Poesia de Setúbal e ilustrações com gravuras dos artistas plásticos António Galrinho (uma das quais faz capa do livro) e de Dália Vale Rêgo, dedicadas a Frei Agostinho da Cruz.

Frei Agostinho da Cruz

A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, salienta que esta é terceira antologia editada, depois das que foram dedicadas a Calafate e Bocage. “Achámos por bem incluir esta antologia de homenagem a Frei Agostinho da Cruz no âmbito das comemorações e os moldes de participação são idênticos, convidando associados da Casa da Poesia para escrever sobre os temas: vida, fé e espiritualidade e Arrábida”, sublinha Alexandrina Pereira, sublinhando que faz sentido a temática da Arrábida porque “foi aqui que o frei fez o seu percurso de vida”.


“É livro diversificado, com uma leitura agradável, porque cada associado escreveu sobre o tema que quis e teve a particularidade de ficar mais bonito com gravuras de António Galrinho e Dália Vale Rêgo”, frisou a presidente da Casa da Poesia de Setúbal.


Para Alexandrina Pereira, esta é “a nossa homenagem ao Frei Agostinho da Cruz”. “A Casa da Poesia gosta muito de homenagear os nossos poetas”, acrescenta a poetisa.


A antologia, com edição de 300 exemplares, conta com o apoio da União de Freguesia de Setúbal e estará à venda por um preço simbólico, no dia da apresentação na biblioteca municipal.


Saliente-se que este livro vem no seguimento do ciclo das comemorações diocesanas dos 400 anos da morte e dos 480 anos do nascimento de Frei Agostinho da Cruz (1540-1619) que decorreu recentemente e incluiu um conjunto de eventos culturais.


Nascido em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.


A Casa da Poesia de Setúbal, que tem sede na Escola Conde Ferreira, sita na avenida Luísa Todi, tem como missão a divulgação das obras e poetas da cidade. Nos últimos anos tem desenvolvido uma componente solidária com o apoio a instituições da região através da iniciativa anual “Vinhos solidários”, em parceria com a Casa Ermelinda de Freitas. Cáritas Diocesana, Clínica Dentária Social, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Casa do Gaiato de Setúbal, APPDA Setúbal (Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo) foram instituições apoiadas com este projeto.