Festival de Acordeon homenageia Francisco Saboia

A sétima edição do Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião, realizada a 26 de novembro no auditório Bocage, em Setúbal, com atuações de vários artistas, prestou homenagem o acordeonista Francisco Saboia.

O evento, organizado pela AAP – Associação de Acordeonistas de Portugal e Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, proporcionou momentos musicais com Tino Costa, Iurie Chiforisin e Leonel Mateus Quintento.

Um dos momentos altos do espetáculo foi a homenagem ao fundador e diretor da Casa Museu do Acordeão, em Paderne, Francisco Saboia, pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal Pedro Pina, pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, e pelo presidente da AAP, Nuno Soares.

Pedro Pina enalteceu o “extraordinário trabalho” desenvolvido pela AAP na “preservação da memória e na homenagem aqueles que têm um papel importante” na história do acordeão em Portugal.

“Sabemos bem a importância do acordeão, por isso esta sala hoje está cheia. Na Câmara Municipal de Setúbal estamos empenhados em defender este que é também um bem cultural e imaterial do património da nossa cidade e do país.”

Também o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião destacou a importância do evento que “tem proporcionado, ao longo dos anos, momentos culturais de grande qualidade, com artistas de renome nacional e internacional, e contribui para a democratização da cultura”.