Setúbal sem cruzeiros em 2018

A presidente do conselho de administração da APSS (Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra), Lídia Sequeira, afirma que “não será este ano que vamos ter cruzeiros em Setúbal mas lentamente, e julgo que a proximidade com Lisboa é um factor importante, poderá acontecer que os navios de cruzeiros cheguem aqui”.

A revelação foi feita no dia 11 de Abril, no Hotel do Sado, em Setúbal, durante o primeiro “Fórum Desafios e Oportunidades”, uma iniciativa do EuroBic que dinamizou um debate profundo sobre o desenvolvimento das economias locais, com a participação de empresários, autoridades locais e especialistas em mercados.

Lídia Sequeira revelou que “tenho tido conversas com o operador do terminal de cruzeiros de Lisboa”. “Os cruzeiros fazem à noite uma viagem e depois no dia seguinte visitam uma cidade, é o sistema clássico, e já há perspectiva de se poder pensar ficar até mais tarde em Lisboa, desfrutando da noite lisboeta e depois vir para Setúbal, mais tarde, e gozar de uma parte do dia em Setúbal, da sua paisagem natural, da serra da Arrábida, da baía e das praias”, disse a presidente da APSS.

“Esta proximidade há-de ser, numa primeira fase, o começo de instalação dos cruzeiros em Setúbal”, assegurou a responsável, admitindo que o surgimento da actividade dos cruzeiros, “não é uma situação fácil”.

“Todo o desenvolvimento da cidade, das condições de proximidade, de perceber esta envolvente do que a cidade oferece passou a ser qualquer coisa que entrou no roteiro dos cruzeiristas, porque agora os cruzeiros são mais exigentes”, afirmou.

“Numa primeira fase, não passa por ter um terminal de cruzeiros mas por um conjunto de envolventes da cidade”, dando o exemplo de Lisboa que ganhou o prémio de melhor terminal de cruzeiros da Europa, em 2016, quando ainda não tinha terminal. “O que importa verdadeiramente no turismo de cruzeiros é a envolvente, haver roteiros de proximidade para visitar que atraia o cruzeirista e isso Setúbal está a ganhar”, sublinhou Lídia Sequeira.

Em relação ao concurso para a construção da marina de Setúbal, Lídia Sequeira, não respondeu sobre a data do seu lançamento que estava previsto para 2018.