Setúbal debate gastronomia do mar e turismo

“Gastronomia do Mar e Turismo das Regiões” é o tema do colóquio inserido nas acções da marca Setúbal Terra de Peixe, com organização partilhada entre a Câmara Municipal de Setúbal, a Associação da Baía de Setúbal e a Docapesca que vai realizar-se no dia 27 de Abril, das 14h00 às 18h00, na Casa da Baía.

A iniciativa conta com oradores das áreas do turismo, indústria, comércio e ensino que vão partilhar experiências e contributos para as políticas orientadas para a sustentabilidade do turismo e das pescas.

A abertura do encontro está marcada para as 14h00, com intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a que se segue, às 14h30, uma alocução sobre “O papel da pesca no turismo”, pelo presidente da SESIBAL, Ricardo Santos.

“Valorização de espécies de pescado de baixo valor comercial” é o tema a abordar por um representante da Docapesca, a partir das 14h55, enquanto Afonso Rocha, da Conserveira Belmar, fala sobre “A diversidade culinária – do mar ao prato”, a partir das 15h20.

O encontro prossegue às 15h45 com “Narrativas da Gastronomia do Mar”, pela professora Maria José Pires, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, e, às 16h10, um representante da Makro aborda o “Valor económico da gastronomia do mar”.

“Gastronomia do mar como recurso turístico” é o tema da alocução da directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Maria João Carmo, com início às 16h50, a que se segue, às 17h15, uma apresentação sobre “Gastronomia como produto turístico – Setúbal Terra de Peixe”, por Fernanda Correia, do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal.

A partir das 17h40 é aberto um período de debate para perguntas do público, moderado por Jorge Humberto, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e, a encerrar o encontro, às 18h00, há uma degustação de produtos do mar.