Semana Internacional do IPS debate “novo paradigma” do ensino na era digital

Ferramentas de Inteligência Artificial como o ChatGPT são “incontornáveis”, cabendo ao Ensino Superior fomentar nos estudantes o “espírito crítico” necessário para que o seu uso possa trazer benefícios no processo de aprendizagem, disse, a 26 de junho, o investigador Pedro Isaías, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), numa palestra no arranque da 13ª Semana Internacional do IPS, que decorre até 30 de junho, sob o tema “Bring the Future to Academia”.

Segundo o docente da Universidade Aberta (UAB) e também colaborador da University of New South Wales, em Sydney, Austrália, o ChatGPT é tão “inevitável” como o Google e outras ferramentas de busca na Internet o foram há anos atrás. “Não há como combatê-lo, não vale a pena – é como combater moinhos de vento”, disse, sublinhando o novo papel dos docentes como “facilitadores” na interação com esta e outras novas ferramentas. “O professor pode ajudar, inclusivamente usando o ChatGPT na sala de aula como parte oficial dos trabalhos, fomentando o debate e apoiando na interpretação dos outputs da ferramenta e na validação da informação que é oferecida”.

Na sua intervenção, o orador convidado, doutorado em Gestão de Informação, elencou também várias modalidades de ensino/aprendizagem já em uso, fruto da evolução tecnológica, destacando as metodologias ativas como “essenciais para tornar o ensino mais interessante”. “Os estudantes de hoje querem um ensino em que eles possam participar, não querem ser apenas espetadores passivos. O papel dos estudantes também está em transformação e o caminho é claramente por aí, que deixem de ser só destinatários para passarem também a ser participantes ativos”, concluiu.

Após três anos de interregno, a Semana Internacional regressa ao IPS numa edição que mobiliza cerca de 90 participantes, entre docentes, investigadores, pessoal não docente e estudantes, vindos de 24 instituições de ensino superior e representando 13 nacionalidades. De acordo com Luísa Carvalho, vice-presidente do IPS para a Investigação e Internacionalização, trata-se de uma oportunidade privilegiada de “melhorar os nossos índices de internacionalização, promover o networking e a identificação de novas parcerias para o ensino, a mobilidade e a investigação, e também de dar a conhecer in loco aos nossos parceiros o que se faz no IPS e as suas infraestruturas, a nossa região e as suas potencialidades turísticas”.

A responsável destacou ainda a oportunidade de poder debater os desafios deste “novo paradigma do ensino” na era digital com colegas de diferentes países, culturas, formações académicas e profissionais, através de uma programação de palestras, mesas redondas e workshops que se distribui entre cinco temas centrais: Universidades Europeias e Cooperação Internacional; Internacionalização e Investigação; Inovação e Propriedade Intelectual; Educação 5.0 e Inteligência Artificial; e Ciência Cidadã e Comunicação Científica.

Na sessão de abertura, que decorreu no Auditório Nobre da instituição, deram também as boas-vindas aos participantes internacionais Pedro Ferreira, vice-presidente do IPS, Ivan Svac, presidente da Associação Académica (AAIPS), os coordenadores de mobilidade das cinco escolas e a pró-presidente Raquel Barreira, que coordena no IPS a Aliança Universitária Europeia E³UDRES², consórcio de nove instituições de ensino superior de ciências aplicadas focado na cocriação de projetos para o desenvolvimento de regiões inteligentes e sustentáveis.

I Conferência E³UDRES² sobre Ciência Cidadã

Em paralelo com a 13ª Semana Internacional do IPS, decorre ainda a I Conferência E³UDRES² sobre Ciência Cidadã, entre 29 e 30 de junho, no campus do Barreiro do IPS, tendo com oradoras principais Cristina Luís, doutorada em Biologia e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Joana Lobo Antunes, responsável de Comunicação do Instituto Superior Técnico e coordenadora de vários formatos de divulgação da ciência, com destaque para o programa de rádio “90 Segundos de Ciência”.

O programa detalhado pode ser consultado em www.ips.pt