Câmara de Setúbal apresenta requalificação da praça do Brasil e praceta Quinta do Tavares

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, considera que projeto de requalificação urbana da Praça do Brasil e Praceta Quinta do Tavares é “ambicioso, com várias valências e intervenções complexas”.

O autarca falava na sessão pública realizada, a 26 de junho no Cinema Charlot – Auditório Municipal, para apresentação de mais este investimento qualificador, o qual, vincou, “cria melhores condições de vivência, tanto para moradores como para visitantes”.

O projeto de requalificação urbana proposto, uma intervenção a executar, previsivelmente em 2024 e que materializa um investimento superior a 600 mil euros, destina-se a requalificar esta área da cidade, aumentando de forma significativa a área de lazer, sem reduzir a capacidade do estacionamento autorizado.

A obra, com um prazo de execução previsto de cerca de 6 meses, é iniciada pela Praceta Quinta do Tavares, a qual mantém a estrutura arbórea existente e vê reforçada a capacidade de estacionamento, com mais duas dezenas de lugares, num total de 175, para utilização exclusiva e gratuita dos moradores.

“O estacionamento é dedicado a residentes, que devem tratar do dístico para ter acesso gratuito ao estacionamento”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins. “O espaço público é limitado, com a agravante de, nesta zona, as viaturas estarem estacionadas durante largas horas, ficando os moradores sem acesso a lugares.”

Os trabalhos avançam depois para a Praça do Brasil, que recupera a função de logradouro, com novas dinâmicas e vivências que dão primazia ao usufruto público, com áreas de estadia e mobiliário urbano, com estrutura verde reforçada, em que se incluem mais de duas dezenas de árvores e perto de dois mil arbustos.

A proposta municipal para a nova Praça do Brasil contempla também amplas áreas de atravessamento pedonal que permitem ligações entre as avenidas da República da Guiné-Bissau e dos Ciprestes, a par de um moderno parque infantil, adaptado à exigente legislação atualmente em vigor.

Ao iniciar a obra pela requalificação da Praceta Quinta do Tavares, a Câmara Municipal de Setúbal garante que, durante o decorrer dos trabalhos de requalificação, a capacidade de estacionamento da zona não é comprometida, uma vez que os lugares atualmente disponíveis na Praça do Brasil são deslocados para a renovada praceta.

No âmbito desta intervenção, avança também a qualificação da nova rotunda da Praça do Brasil, a qual recebe uma escultura da autoria do artista Ricardo Romero, que retrata uma criança a brincar com uma locomotiva, para evocar a memória da estação ferroviária ali existente.

A obra escultórica é envolvida por uma área ajardinada, com iluminação cénica, e, adiantou o presidente da autarquia, André Martins, “pode avançar de forma autónoma relativamente ao resto do projeto, de forma a reforçar a atratividade da zona, uma das portas de entrada na cidade”.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Setúbal avança com o reperfilamento da Rua Olavo Bilac, ação ainda em fase de projeto de execução, a qual recebe um novo desenho urbano com estacionamento devidamente ordenado, mais iluminação pública e um reforçado sistema de drenagem de águas pluviais.

Sobre a Rua Olavo Bilac, o vereador da Câmara de Setúbal com o pelouro das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, apontou que “ainda está em estudo a forma de circulação” nesta via. “Para já, mantém-se os dois sentidos de trânsito, mas estamos a analisar alternativas com apenas um sentido.”

No que respeita ao projeto global de requalificação da Praça do Brasil e da Praceta Quinta do Tavares, o autarca apontou que “o projeto está numa fase relativamente avançada, com o procedimento de contratação pública para a empreitada a poder ir em breve a apreciação em reunião pública da Câmara Municipal”.

O encontro, além da apresentação pública da proposta da Câmara Municipal de Setúbal para a requalificação daquela área da cidade, constituiu um momento de participação pública e de cidadania ativa, com os munícipes a manifestarem opiniões e contributos para o enriquecimento do projeto.

“Esta é a nossa forma de trabalhar. Estamos em proximidade com as populações, abertos à receção de contributos e sugestões de forma que este projeto vá ao encontro das necessidades e expectativas dos munícipes”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

A requalificação da Praça do Brasil e da Praceta da Quinta do Tavares integra o leque de operações qualificadores que o município está a promover, com mais de três dezenas de ações de larga escala a realizar ao longo do mandato, num investimento superior a 25 milhões de euros.