Queda das emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia

O recente relatório intercalar da Comissão Europeia sobre a ação climática, revela que as emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia (UE) diminuíram 8,3% em 2023, em comparação com 2022, e que as emissões líquidas de gases com efeito de estufa são agora 37% inferiores aos níveis de 1990. No mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) europeu cresceu 68%, o que indica que a redução das emissões e o crescimento económico são compatíveis. Desta forma, a UE mantém-se no bom caminho para reduzir as suas emissões em, pelo menos, 55% até 2030, como definido na ratificação do Acordo de Paris.

Nas conclusões do relatório é igualmente referida uma diminuição recorde de 16,5% nas emissões de 2023 provenientes das instalações industriais e elétricas enumeradas no Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE; uma redução de 24% das emissões provenientes da produção de eletricidade e do aquecimento impulsionada pelo crescimento das fontes de energia renováveis, em especial da energia eólica e solar; cerca de menos 2%, em 2023, do conjunto dos edifícios, da agricultura, dos transportes internos, da pequena indústria e das emissões de resíduos; um aumento de 8,5%, no mesmo ano, na absorção natural de carbono, invertendo a recente tendência decrescente no setor das florestas e outros usos do solo.

Por outro lado, as emissões da aviação aumentaram 9,5 %, prosseguindo a sua tendência pós-covid 19.

Apesar das conclusões maioritariamente encorajadoras do relatório, os recentes fenómenos meteorológicos extremos na Europa sublinham que é urgente uma ação contínua.

Nos últimos cinco anos, a União Europeia liderou a luta contra as alterações climáticas e a degradação ambiental no âmbito do Pacto Ecológico Europeu. Através deste, foi adotado um conjunto de propostas para adequar as políticas europeias nos domínios do clima, da energia, dos transportes e da fiscalidade, ao objetivo de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030, comparando com os níveis de 1990.

O trabalho na área ambiental continuará a ser uma prioridade no mandato da nova Comissão Europeia, que estará presente na COP29, que se realiza entre 11 e 22 de

novembro de 2024, no Azerbaijão, a fim de assegurar que os parceiros internacionais estão também a tomar as medidas necessárias.

O Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa (europedirect.aml@adrepes.pt), sedeado na Quinta do Anjo e acolhido pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, pretende tornar a Europa mais acessível os cidadãos e promover o seu envolvimento em eventos e debates sobre o futuro da UE