O projeto do Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) arrecadou o 4.º lugar nos Prémios da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) 2023, em cerimónia realizada, a 21 de maio, no 3.º Encontro Nacional de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.
Este encontro representa um fórum de partilha, reflexão e discussão sobre as questões mais prementes da Investigação Clínica e da Inovação Biomédica em Portugal, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento da Saúde, da Ciência, da Economia e do País.
Os prémios visam apoiar projetos de capacitação apresentados e desenvolvidos pelos centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde.
Este projeto assume “extraordinária importância para os doentes e para as instituições CHS e ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Arrábida”, refere a unidade hospitalar, explicando que “aos doentes é possibilitada a participação em estudos com fármacos e metodologias de diagnóstico e tratamento inovadores, o que poderá contribuir de forma significativa para a melhoria do estado de saúde da população”. Já para o ACES Arrábida será “uma vantagem a inclusão da estrutura organizativa do GID e a transposição de protocolos e procedimentos já ajustados aos recursos existentes” e para o CHS, “a proximidade com os Cuidados de Saúde Primários será uma forma de aumentar significativamente o número de estudos e doentes incluídos e abranger uma maior área de investigação em saúde”.
“Para o Serviço Nacional de Saúde será um ganho em conhecimento e uma redução da despesa em investigação, já que este projeto pressupõe a partilha de recursos entre instituições”, conclui.
Recorde-se que O Centro Hospitalar de Setúbal constituiu em 2015 o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento, tendo como objetivo principal dinamizar e apoiar a elaboração de projetos de investigação, acompanhando as diferentes fases da sua execução.
A estrutura organizativa do GID está estabelecida e os circuitos otimizados, pensamos ser o momento adequado para expandir a atividade do GID para outras instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde na proximidade, como é o caso dos centros de Saúde da área direta de influência do CHS. Este projeto está alinhado com a linha estratégica destas organizações, com a previsível integração das mesmas numa futura Unidade Local de Saúde (ULS).
O projeto vencedor foi da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce & Unidade de Investigação e Ensaios Clínicos – Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho – ULS de Gaia e Espinho. Em 2.º lugar ficou o projeto do Centro Académico e de Formação – Hospital da Senhora de Oliveira – Guimarães – ULS Alto Ave e em 3.º o projeto do Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e Saúde Hospitalar – ULS Matosinhos.
Conheça os projetos vencedores: