No dia 26 de outubro celebra-se o 47.º aniversário da Ordenação Episcopal e tomada de posse da Diocese de Setúbal do seu 1.º Bispo, D. Manuel Martins.
A tomada de posse do então primeiro bispo de Setúbal decorreu na igreja de Santa Maria da Graça.
Como se trata de uma efeméride de grande significado para a nossa Igreja Diocesana, um pequeno grupo de diocesanos, abaixo mencionados, reuniu-se para assinalar esta data. Assim, este grupo propôs-se a que, nesse dia em, pelo menos, 23 missas – o número de anos que o 1.º Bispo desta Diocese a governou – fosse lembrado o significado desse dia e colocado no altar o pedido a Deus que a nossa Diocese tenha, rapidamente, um novo Bispo.
No zona de Setúbal para os católicos que desejarem associar-se as celebrações são: igrejas de Praias-do-Sado, 19h; S. José , 18h; N.ª S.ª Conceição, 18h; S. Sebastião, 8h; Boa Hora (Grilos), 17h30; Coração de Maria (Azeda), 19h; S. Julião, 9h; Anunciada, 18h30; Igreja de S. Paulo (bairro do Liceu), 19h00.
Entre as 21h00 e as 22h00 desse dia, na igreja de N.ª S.ª da Conceição, que tem como patrono do seu Centro Social Paroquial D. Manuel Martins, haverá um tempo de oração para que, brevemente, a Diocese tenha um Bispo.
No 10.º aniversário da sua ordenação Episcopal, D. Manuel afirmou: «Não tendes o melhor bispo – longe disso! -, mas eu tenho o melhor povo.
Ana Caixas; Ana Paula Gato; António Soares; Arnaldo Cerqueira; Eugénio Fonseca; José Teixeira; Manuel Pires; Ir.ª Conceição Rodrigues; Maria Vitória; Ir.ª Palmira Lourenço; Vitor Rosa Pereira