Vaivém gratuito de acesso às praias do Creiro, Galapinhos e Galapos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a celebração de um acordo com a Transportes Metropolitanos de Lisboa destinado a assegurar um vaivém gratuito para as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos.

A medida, enquadrada na estratégia de gestão de mobilidade e acesso às praias do concelho “Programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2024 – Arrábida O2”, passa pela inclusão de um novo serviço de transporte gratuito, assegurado com a linha 4477, a realizar em regime circular.

“Considerando a crescente procura das praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, e as restrições impostas pela interrupção na Rua Círio da Arrábida entre a Praia da Figueirinha e a Praia de Galapos, é essencial melhorar as opções de transporte público para estas praias, evitando o recurso ao veículo individual”, destaca a deliberação.

A linha 4477, em sistema de vaivém, entre a paragem final da linha 4470, no parque de estacionamento da Praia do Creiro, e as praias do Creiro, Galapinhos e Galapos, assegura um novo serviço de transporte gratuito para o utilizador, de complemento às linhas já existentes no programa “Arrábida O2”.

O serviço, entre as 08h30 e as 20h00, a cada 30 minutos, “englobado na operação Carris Metropolitana como serviço gratuito para o utilizador, é um passo fundamental para a assegurar a mobilidade sustentável e a preservação das áreas naturais do concelho”, aponta o texto.

A linha, disponível durante a época balnear (1 de junho a 15 de setembro), funciona aos fins de semana e feriados e, a partir de 1 de julho, também nos dias úteis.

A deliberação sublinha que esta medida de reforço dos transportes públicos coletivos vai “ao encontro das estratégias municipais de descarbonização e promoção de um turismo sustentável, assegurando que as praias de Galapos, Galapinhos e Creiro continuem a ser acessíveis por todos”.

Com este serviço, fica assegurado transporte público na extensão entre o Creiro e Galapos, evitando que os veraneantes tenham de utilizar modos suaves de circulação ou de fazer o trajeto a pé.

A gratuitidade do serviço da linha 4477 é regida por um acordo sobre a redução tarifaria dos títulos de transporte de utilização ocasional em serviço de transporte público rodoviário de passageiros prestado no município de Setúbal, a celebrar entre a autarquia e a Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Neste acordo, a Câmara Municipal de Setúbal paga mensalmente à Transportes Metropolitanos de Lisboa “as verbas que resultam da multiplicação do número de títulos de transporte abrangidos pelo presente acordo, adquiridos no mês correspondente, pelo montante resultante da redução tarifária”.