Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama 2017 (XV ª edição)

Sebastião da Gama - poeta e professor natural de Vila Nogueira de Azeitão

REGULAMENTO

A Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão (São Lourenço e São Simão) decidem levar a efeito, no ano de 2017, a 15ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, de forma a promover a criatividade no campo da poesia e a divulgar a obra do seu patrono, poeta e pedagogo, nascido nesta localidade.

São parceiros, neste evento, as seguintes entidades: Associação Cultural Sebastião da Gama e Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

O Prémio reger-se-á pelo seguinte Regulamento, que será entendido como aceite por todos os candidatos:

  1. O Prémio é único, de periodicidade bienal, e será atribuído a uma obra poética inédita, escrita em língua  portuguesa.
  2. O conteúdo temático das obras apresentadas a concurso é livre.
  3. As obras concorrentes devem ter um mínimo de 15 e um máximo de 20 páginas, no formato A4, com espaçamento duplo entre linhas, em letra “Times New Roman”tamanho 12.
  4. Os originais concorrentes devem ser enviados em quatro exemplares, agrafados ou presos por qualquer outro meio similar, assinados com pseudónimo, até ao dia  15 de Dezembro de 2017, para a sede da Junta de Freguesia de Azeitão (São Lourenço e São Simão), Rua José Joaquim Coelho, nº 27, Vila Nogueira de Azeitão, 2925-542 Azeitão, com a indicação de “PRÉMIO NACIONAL DE POESIA SEBASTIÃO DA GAMA”.
  5. Cada candidato poderá concorrer com o máximo de um original, assinado com pseudónimo.
  6. Os elementos de identificação dos candidatos (nome, idade, morada, e-mail e telefone), devem ser enviados em envelope fechado, a acompanhar os quatro exemplares da obra concorrente, indicando, no exterior do mesmo, o título da obra e o pseudónimo utilizado pelo concorrente.

6.1. Só serão abertos os envelopes contendo a identificação dos concorrentes vencedores, mantendo-se os restantes anexados aos trabalhos respetivos, nas condições expressas no ponto 13 deste Regulamento.

  1. O prémio será atribuído por um júri de reconhecida idoneidade intelectual e literária, designado pela organização do Prémio.
  2. O autor da obra premiada autoriza a sua publicação, sem pagamento de direitos de autor, em primeira edição, pela organização do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, numa tiragem de 250 exemplares.
  3. À obra distinguida será atribuído o prémio de mil e quinhentos euros (1500,00 €), a que acrescerão 50 exemplares da edição da mesma.
  4. O júri poderá sugerir Menções Honrosas, no máximo de duas, se assim o entender.
  5. O prémio será divulgado na segunda quinzena de Março de 2018 e a cerimónia de entrega ocorrerá em sessão pública, em Vila Nogueira de Azeitão, em 13 de Abril de 2018.
  6. O premiado, na impossibilidade, devidamente justificada, de estar presente na cerimónia, deverá delegar a sua representação com documento legalmente reconhecido.
  7. Os trabalhos não premiados, bem como os envelopes contendo a identificação dos respetivos concorrentes, poderão ser levantados na sede da Junta de Freguesia de S. Lourenço até ao dia 31 de Maio de 2018, procedendo-se à sua destruição após essa data.
  8. Qualquer situação omissa será resolvida pela organização e da sua decisão não haverá recurso.

 

Vila Nogueira de Azeitão, 31 de Julho de 2017