Centro Hospitalar de Setúbal investe 11 milhões

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) está a preparar um plano de remodelação das suas instalações e equipamentos na qual se destaca a construção de um novo edifício que comportará o Serviço de Urgência Geral e Pediátrica. Estas obras representam um investimento de 11 milhões de euros.
“De acordo com os estudos efectuados e sustentados numa rigorosa análise de custo-oportunidade foi aprovada pela tutela a construção de um novo edifício, para dar resposta aos utentes da área de influência desta instituição, já que a estrutura atual está obsoleta e sem margem para crescimento”, refere o Centro Hospitalar de Setúbal, em comunicado.
“Esta obra é encarada como uma oportunidade para posterior relocalização de outras áreas assistenciais com optimização funcional dos edifícios existentes, já que comporta também um piso de estacionamento e dois pisos para afectação a outros serviços”, refere ainda o comunicado.
A par deste investimento estrutural prevê-se ainda a substituição e inovação de diverso equipamento médico, a remodelação da rede de ar condicionado, a remodelação da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e a centralização das técnicas de cardiologia.
Para além deste investimento em instalações e equipamentos que representam um valor estimado de 11 milhões de euros, a investir em dois anos, uma parte da qual co-financiada por entidades externas (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo – CCDRLVT), o CHS “continua a apostar no reforço do quadro de pessoal de forma a garantir uma resposta cada vez mais ajustada às necessidades da população”, conclui.


Deputada do PS manifesta satisfação Obras nos Hospitais do Barreiro e do Litoral Alentejano

O Hospital do Barreiro vai efectuar investimento de 700 mil euros no serviço de urgência enquanto o Hospital do Litoral Alentejano fará obras de 900 mil euros no serviço de urgência médico-cirúrgica, ambos a efectuar durante dois anos.

A coordenadora regional dos deputados socialistas, Eurídice Pereira, anunciou que “o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE, foi autorizado a assumir um encargo plurianual, para 2017 e 2018, até ao montante de 700 mil euros a que acresce IVA, para execução de tão importante e urgente intervenção”. “Urgente já há muito mas que o governo anterior não deu seguimento”, frisou a parlamentar do PS.

Os deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal – Ana Catarina Mendes, Eurídice Pereira, Paulo Trigo Pereira, Sofia Araújo, Ivan Gonçalves, André Pinotes Batista e Francisca Parreira – manifestam “agrado pela evolução dos processos de investimento na área da Saúde referentes de realização de obras de beneficiação e remodelação do serviço de urgência geral do Hospital do Barreiro e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém”.

Respeitante às obras de beneficiação e remodelação do serviço de urgência geral do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, foi publicada, em 29 de Julho, a portaria de extensão de encargos, decisão fundamental para avanço do concurso de empreitada no valor de 700 mil euros a efectuar em dois anos.

“O desfecho para o Hospital do Litoral Alentejano é, igualmente, sem dúvida, uma fantástica notícia. Muito insistimos nos anos passados, mas sem qualquer aval do PSD/CDS”, acrescenta a coordenadora regional dos deputados socialistas.

A desejada empreitada para a ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano, sito em Santiago do Cacém, viu publicada a portaria de extensão de encargos, em finais de junho, para 2017 e 2018, num montante de encargos até cerca de 931 mil euros a que acresce IVA.

“Com estas decisões o distrito tem garantias de melhoria nas suas instalações de saúde.
Outros dossiers sobre investimentos na área estão a ser seguidos pelos deputados que garantem a informação pública das diligências efectuadas”, conclui a deputada.