Porto de Setúbal anuncia arranque das dragagens no Sado

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) acaba de confirmar em comunicado o arranque das dragagens no estuário do Sado ainda este semana.

“Os trabalhos de dragagem terão inicio no canal da barra e estão previstos começar no decorrer desta semana” anuncia a APSS, acrescentando que “a previsão é para que decorram até Maio de 2020”.

A APSS anuncia ainda que “os primeiros dragados serão colocados no aterro a nascente do Terminal Ro-Ro e os restantes nos locais de deposição constantes da Declaração de Impacte Ambiental”. 

A APSS garante que “tem estado particularmente atenta às preocupações manifestadas pelas associações de pescadores, com as quais está a trabalhar no sentido de encontrar uma solução que, assegurando o cumprimento da Declaração de Impacte Ambiental, salvaguarde os interesses da comunidade piscatória de Setúbal”.

Recorde-se que os pescadores rejeitam a deposição dos dragados na zona da Restinga, ao largo de Tróia, frente ao empreendimento turístico do Pestana, por considerar existir ali um viveiro selvagem natural. Tal a acontecer colcoará em risco a actividade psicatória no Sado.

Manifestação contrea dragagens no Sado

No domingo, 8 de Dezembro, cerca de duas centenas de pessoas manifestaram-se contra as dragagens no Sado e prometem nova acção de protesto frente aos edifício dos Paços do Concelho, esta quarta-feira, 11 de Dezembro, dia de reunião pública do executivo camarário.