Setúbal vai receber uma etapa do circuito mundial de natação em águas abertas, a 1 e 2 de junho de 2024, sendo a terceira do circuito da competição internacional World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024.
O calendário da prova é composto por cinco etapas a realizar ao longo do ano, com início nos dias 23 e 24 de março em Soma Bay, no Egito, a que se segue, a 25 e 26 de maio, a etapa em Golfo Aranci, na Sardenha, Itália.
Segue-se, nos dias 1 e 2 de junho, a etapa no rio Sado, em Setúbal, que decorre, como habitualmente, a partir do Parque Urbano de Albarquel, espaço ribeirinho que proporciona todas as condições para a realização do evento desportivo que mantém presença na cidade setubalense desde 2006.
“Às características naturais singulares da cidade acresce a capacidade e qualidade organizativa já demonstrada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Natação, coorganizadores da terceira etapa da Taça do Mundo, e reconhecida internacionalmente pela World Aquatics”, refere a autarquia sadina.
“Estes argumentos levam a que a Setúbal esteja, ano após ano, na rota desta modalidade internacional, quer na realização de etapas do circuito mundial, como a World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2023, quer em provas de qualificação olímpica, o que, neste caso, se verificou em 2012, 2016 e 2021”, adianta.
Depois de Setúbal, a 18.ª edição da maratona aquática disputada na distância de dez quilómetros prossegue, a 26 e 27 de outubro, em datas ainda por confirmar, em Hong Kong, região administrativa especial da República Popular da China, e termina em Eilat, Israel, em calendário a anunciar pela organização.
O ano de 2024 inclui ainda a realização, de 2 a 18 de fevereiro, do Mundial da Natação, em Doha, no Catar, e de 26 de julho a 11 de agosto, dos Jogos Olímpicos de Paris, em França.
No que respeita à modalidade de natação em águas abertas nos Jogos Olímpicos de Paris, a competição que desafia atletas numa maratona aquática de dez quilómetros tem provas agendadas para os dias 8 de agosto, na vertente feminina, e a 9 de agosto, em masculinos, ambas no rio Sena.
O calendário da competição foi anunciado, a 13 de novembro, pela World Aquatics, a nova denominação da Federação Internacional da Natação, destinada a simbolizar a inclusão de todas as modalidades aquáticas.