Politécnico de Setúbal dá importante contributo para livro pioneiro sobre Terapia da Fala

A Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) lançou o “Compendium de Terapia da Fala: Avaliar e Intervir com Evidência”, primeira obra em português europeu de informação científica para suporte à decisão e prática clínica em Terapia da Fala e que conta com os contributos de nove docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Considerado um recurso precioso para uma avaliação e intervenção rigorosas, assentes na evidência científica disponível, o livro recém-lançado, no âmbito do III Congresso Internacional da SPTF, resulta dos contributos de cerca de uma centena de terapeutas da fala, entre autores, colaboradores, revisores e editores.

Membros do Departamento de Ciências da Comunicação e Linguagem da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), os docentes do IPS envolvidos participam nesta obra, quer no trabalho de edição, quer enquanto coautores das 15 secções que abordam as diferentes áreas de avaliação e intervenção em Terapia da Fala, nomeadamente audição, fluência, motricidade orofacial, fala, fonologia, linguagem na criança, linguagem no adulto (afasia), comunicação aumentativa, deglutição e voz.

Ao longo de cerca de 1500 páginas, a obra oferece ainda um conjunto vasto de casos clínicos que podem guiar o leitor no processo clínico, contribuindo para a aplicação do conhecimento, desenvolvimento do raciocínio clínico e processo de tomada de decisão.

O novo livro é considerado uma ferramenta essencial para os estudantes de Terapia da Fala, terapeutas da fala, docentes de cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, supervisores clínicos e investigadores desta área, bem como para todos os profissionais que se cruzam com os saberes da comunicação e da deglutição.

Da ESS/IPS participam como coeditores os docentes Dina Caetano Alves, José Fonseca e Soraia Ibrahim. Ana Paris Leal, Ângela Marina Jesus, David Nascimento, Helena Germano, Sónia Lima e Telma Pereira estão envolvidos enquanto coautores.