A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos criada por Pedro Silva, vencedor de um concurso promovido pela autarquia em 2023, no dia 25 de Abril no Parque Bacalhôa II.
Na inauguração que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, sublinhou que a escultura de Pedro Silva, intitulada “A Revolução do 25 de Abril”, tem inscritas palavras de ordem da revolução, como “paz”, “pão”, “saúde” e “habitação”, para que “ninguém se esqueça”.
Sónia Paulo salientou que “as conquistas de Abril estão nas páginas da história, na memória vivida e na arte”.
André Martins recordou a responsabilidade de transmitir os valores de Abril às gerações futuras, o que, como disse, também pode ser feito através da arte urbana, e sublinhou que o 25 de Abril “provocou uma transformação profunda” na sociedade portuguesa.
“Assinalar 50 anos e fazê-lo desta forma, com mensagens e referências que marcam o território urbano, é muito importante”, disse André Martins, considerando que “a cultura é revolucionária” e salientando a intenção da Câmara Municipal de Setúbal de “descentralizar a cultura” no concelho.
No concurso lançado em 2023 pela Junta de Freguesia de Azeitão, ao qual se apresentaram oito obras, os artistas eram desafiados a conceberem uma peça que evocasse a memória da Revolução dos Cravos, tendo Pedro Silva concorrido com uma escultura vermelha inspirada no “V” de vitória, amplamente usado, por militares e civis, no dia 25 de abril de 1974.
O artista, que, como recordou, tinha 18 anos no dia em que o Estado Novo foi derrubado e “estava a meses de ir para a guerra ou fugir”, afirmou que as palavras inscritas na escultura têm leituras diferentes de um lado e do outro numa alusão ao fato de o 25 de Abril ter permitido que as pessoas passassem a “analisar as coisas de diferentes perspetivas”.