D. Américo Aguiar encontra-se pela primeira vez com clero da Diocese de Setúbal

O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, encontrou-se pela primeira vez com o clero diocesano, a 31 de outubro, no Seminário de Almada. O novo pastor da diocese ficou a conhecer os rostos e os nomes dos padres e diáconos que exercem o seu ministério na Diocese de Setúbal e disse que o caminho a fazer na diocese será em conjunto com todos, na diversidade dos carismas e sensibilidades que a compõem.

“Este era o meu encontro mais desejado – afirmou D. Américo Aguiar – mas é só um primeiro encontro pois quero visitar cada um de vós, saber onde vivem e como vivem e ter consciência da vossa vida e das vossas situações. Trago comigo esta preocupação: que cada um de vós não se sinta sozinho nos caminhos e desafios que tem pela frente”.

Formulando o desejo de fazer um caminho conjunto com todos, o Bispo diocesano lembrou alguns marcos para os próximos anos da Diocese de Setúbal, nomeadamente os 50 anos da diocese, em 2025, coincidindo com o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco.

“Tenho consciência das expectativas, mas sei que sou igual a todos os outros. Não quero construir castelos e não farei nada que não seja possível fazermos juntos, cada um com a sua identidade e o seu carisma, para converter as quase 900 mil pessoas que habitam neste território. E vamos fazê-lo de acordo com os sonhos de cada homem e mulher desta comunidade diocesana, para que nada seja desencarnado da vida das pessoas”, disse ainda D. Américo Aguiar ao clero.

O Bispo diocesano sublinhou, também, a necessidade de acompanhar os jovens neste momento após a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 tendo como horizonte a JMJ em Seul 2027: “Temos de cuidar da herança da JMJ e escutar os jovens – todos, dentro e fora dos ambientes eclesiais – para saber o que querem e como podemos concretizar os sonhos de Deus na realidade da nossa diocese. Temos de ter disponibilidade para os jovens, caminhar com eles e ter um espírito criativo para que a Igreja seja um espaço onde se possam dirigir e sentir amados”.

Referindo-se ao Sínodo sobre a Sinodalidade, que tem a sua assembleia conclusiva em outubro de 2024, D. Américo Aguiar afirmou que o relatório de síntese da primeira Assembleia Sinodal, que acabou de ser publicado, será importante para o caminho diocesano e ressalvou que o mais importante é “assumir e inculturar o modo sinodal de ser Igreja em todas as decisões e atitudes”.

O próximo encontro de D. Américo Aguiar com o com o clero diocesano ficou agendado para o dia 12 de dezembro, data em que celebra o seu 50.º aniversário natalício.