Faleceu Ralfo Santos Formiga, antigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça (2005-2009).
Nascido em a 17 de Abril na freguesia de Santa Maria da Graça, Ralfo Formiga teve “um trajecto político reconhecido pela honestidade, trabalho e competência”, segundo um voto de pesar da Câmara Municipal de Setúbal, aprovado hoje, 21 de Março, por unanimidade, seguido de um minuto de silêncio em sua memória.
A autarquia manifesta o “profundo pesar” pelo seu desaparecimento, “personalidade intimamente ligado à história recente da cidade enquanto dirigente associativo, empresário e autarca”.
“Homem determinado e empreendedor, foi litógrafo, livfreiro e industrial de restauração, actividades profissionais que conciliou sempre com a intervenção como agente social transformador na procura de uma sociedade moderna e mais justa”, refere ainda o voto de pesar.
Militante do PCP, foi entre 1976-1986 membro da Assembleia de Freguesia de Santa Maria da Graça. Foi ainda dirigente da União Setubalense, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Sul e Ilhas, fundador do Secretariado das Comissões de Trabalhadores de Setúbal e membro da Comissão de Trabalhadores da Litrografia do Sado.
Também a União das Freguesias de Setúbal expressa as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Ralfo Formiga.