No próximo dia 28 de outubro, pelas 15h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura de Setúbal, o livro “Os Pretos do Sado – História e memória de uma comunidade alentejana de origem africana (séculos XV-XX)”, de Isabel de Castro Henriques, com a presença da autora e do editor Fernando Mão de Ferro.
Este livro pretende dar a conhecer a história de homens e de mulheres oriundos do continente africano, trazidos como escravos e que foram instalados durante séculos no território do Vale do Sado, provavelmente a partir de finais do século XV. Mas o espaço temporal deste trabalho estende-se através dos séculos seguintes, procurando nas dinâmicas económicas, sociais e políticas da história de Portugal, os elementos que permitem compreender a sua presença ligada a culturas extensivas como a do arroz a partir do século XVIII e a sua consolidação como comunidade estabelecida, afirmando uma identidade alentejana e portuguesa, que exclui hoje quaisquer marcas culturais significativas de um passado africano.
Isabel de Castro Henriques é historiadora, doutorada em História de África pela Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne. Foi professora de História de África na Faculdade de Letras de Lisboa.
Entrada gratuita.
Organização: Centro de Estudos Bocageanos/Câmara Municipal de Setúbal.