Autarcas de Setúbal, Alcácer e de Grândola vão exigir ao governo passe Navegante na travessia do Sado

Os presidentes das câmaras de Setúbal (André Martins), Alcácer do Sal (Vítor Proença) e de Grândola (António Figueira Mendes) vão reunir amanhã, 17 de outubro, pelas 15h00, com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, no ministério, em Lisboa.

Os autarcas vão defender que os transportes fluviais entre Setúbal e Troia, neste momento assegurado pela Atlantic Ferries, um operador privado, sejam assegurados por uma empresa pública.

Os presidentes dos três municípios vão ainda exigir ao ministro a inclusão da travessia fluvial entre Setúbal e Troia no passe Navegante.

Desde tempos imemoriais que o rio Sado é um elemento que facilita a ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Sul do país. Hoje, infelizmente, é cada vez mais uma barreira à mobilidade entre as duas margens, devido aos elevados preços praticados no transporte fluvial.”

Para os autarcas, a AML e o Governo “devem assumir as suas responsabilidades para alterar a atual situação e criar as condições necessárias de mobilidade de pessoas e bens para a península de Troia”, melhorando o acesso das populações da Área Metropolitana de Lisboa ao Litoral Alentejano.

Uma das soluções, indicou André Martins, passa pela “entrega do serviço público de transportes da travessia fluvial às entidades públicas com competências nesta matéria, como é o caso da AML”, pois este serviço “deve deixar de estar condicionado por um contrato de concessão gerido pela administração portuária”.

O autarca defendeu, igualmente, que deve equacionada a hipótese de incluir esta travessia no passe Navegante, “permitindo diminuir os custos para as populações que necessitam de atravessar, diariamente, as duas margens do Sado”.

Num comunicado conjunto divulgado na conferência de imprensa de 12 de setembro, os presidentes dos municípios que integram o arco ribeirinho do Sado revelam que decidiram tomar uma posição pública sobre o problema da travessia fluvial, entre Setúbal e Troia, “depois de, nos últimos meses, terem analisado esta situação em conjunto, a par da realização de vários contactos”.

No dia 19 de outubro, pelas 16h00, na Assembleia da República vai ser entregue uma petição pública com mais de oito mil assinaturas, que foi lançada pelo BE no dia 21 de julho, durante a Feira de Santiago em Setúbal. Na petição é exigida a inclusão da travessia do Sado no passe Navegante.

A Atlantic Ferries, concessionária do transporte fluvial de passageiros e viaturas entre Setúbal e Troia, cobra atualmente 8,80 euros por uma viagem de ida e volta por passageiro transportado nos “catamarans”.

No que respeita aos “ferryboats”, cada viatura, com condutor incluído, paga 39,20 euros por uma viagem de ida e volta, mas, se o veículo além do condutor transportar mais três passageiros, o custo da viagem de ida e volta sobe para 67,60 euros, valor considerado muito elevado para a maioria da população.