Júri do concurso de poesia Sebastião da Gama não atribui prémios em 2024

O júri do Concurso de Poesia Sebastião da Gama decidiu não atribuir prémios em 2024 por falta de “identidade poética”. O anúncio do vencedor estava previsto para 1 de abril mas tal não aconteceu e a cerimónia de entrega dos prémios para 10 de abril, dia do centenário do nascimento do poeta da Arrábida, foi cancelada.

O júri, constituído por Risoleta Pinto Pedro, Hélder Moura Pereira e Sebastião Belfort Cerqueira, refere em comunicado, que após uma análise “cuidadosa” e “uma profunda reflexão” e “desenvolvidos todos os esforços e após aturada ponderação”, decidiu não atribuir o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama porque “nenhuma das obras a concurso” revelou “uma identidade poética suficientemente autónoma e madura para ser distinguida com um prémio literário”.

Recorde-se que participaram mais de 559 pessoas de vários países na edição deste ano, a mais participada de sempre do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão em parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama. A maioria dos textos apresentados era proveniente de Portugal, Brasil e Moçambique.

O calendário inicial apontava o dia 7 de fevereiro como data de anúncio dos vencedores, mas o elevado número de obras submetidas e em apreciação pelo júri motiva o reagendamento da divulgação nos meios de comunicação institucional do município de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão para o dia 1 de abril. Só que tal não aconteceu.

Os prémios seriam entregues no dia 10, pelas 11h30, numa cerimónia a realizar na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Azeitão, no âmbito das comemorações do centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama, mas a mesma foi cancelada.

O Prémio Nacional de Poesia Sebastião da gama destina-se a acrescentar mais reconhecimento internacional à obra do poeta azeitonense, com a atribuição de um prémio a um autor português ou estrangeiro com mais de 18 anos.

A publicação vencedora é distinguida com um prémio pecuniário de 1.500 euros e com a edição de 50 exemplares da obra.

O júri pode ainda sugerir a atribuição de até duas menções honrosas.

Celebrações:

Setúbal assinala a data do centenário do nascimento do poeta Sebastião da Gama, 10 de abril, com um conjunto de atividades, todas de entrada gratuita, que decorrem em vários pontos do concelho.

Uma sessão evocativa com a deposição de flores na estátua de Sebastião da Gama, às 10h00, em Vila Nogueira de Azeitão, dá início à programação, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com a parceria da Junta de Freguesia de Azeitão e da Associação Cultural Sebastião da Gama.

Uma hora depois, às 11h00 realiza-se uma visita ao mural dedicado a Joana Luísa e Sebastião da Gama, em elaboração pelo artista SAMINA desde o dia 1 de abril na Casa do Povo de Azeitão – Centro Infantil Sebastião da Gama.

No período da tarde, as comemorações passam para o centro da cidade, com o momento de leitura de poemas “Quando eu nasci…”, pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal, às 18h00.

O apontamento cultural decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde, de seguida, às 18h30, há mais uma sessão de “Ler Sebastião da Gama”, com Guilherme d’Oliveira Martins, que já desempenhou diversos cargos ligados à cultura.

À noite, o programa volta a Azeitão, para o lançamento do livro “Sebastião, o menino que nasceu poeta”, de Idalina Veríssimo, com ilustrações de Cristina Arvana, às 21h00, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama,