Jovens com mais peso nas políticas europeias

No âmbito do Ano Europeu da Juventude de 2022, a Comissão Europeia (CE), realizou inúmeras atividades, nas quais identificou mais de 130 iniciativas políticas desenvolvidas em estreita cooperação com os jovens.

A experiência adquirida permitiu à Comissão envolver o público juvenil nas decisões políticas relacionadas com a sua geração, bem como aprofundar a dimensão “juventude” numa série de políticas da União Europeia (UE). Estas iniciativas dão ênfase às necessidades dos jovens e promovem, de forma significativa, o seu envolvimento nas matérias da UE antes das eleições europeias de 2024.

Ao elaborar as políticas, a CE aplicará uma “verificação jovem”, que assegura que o impacto sobre os jovens é sistematicamente tido em conta. Para o alcançar, serão adotadas ferramentas complementadas por instrumentos específicos no âmbito da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027. Outras iniciativas que decorrem da verificação jovem incluem diálogos políticos entre este público-alvo e comissários; mesas-redondas dedicadas e uma nova plataforma das partes interessadas no domínio da juventude, que facilitará um intercâmbio contínuo com organizações juvenis, investigadores, representantes dos Estados-Membros e outras instituições da UE.

Será igualmente reforçado o Diálogo da UE com a Juventude, que se traduz no maior mecanismo de participação dos jovens na Europa.

A Comissão apresentou ainda ações concretas para dar resposta às preocupações dos jovens em cinco domínios políticos, por eles identificados: saúde e bem-estar, ambiente e alterações climáticas, educação e formação, cooperação internacional e valores europeus, emprego e inclusão. No âmbito destas medidas, a Comissão irá:
– elaborar um diploma europeu conjunto, em consonância com a Estratégia Europeia para as Universidades;
– criar uma plataforma de diálogo e consultas regulares com organizações de juventude, através da Plataforma de Diálogo com a Juventude;
– elaborar orientações sobre o bem-estar nas escolas;
– estruturar a campanha da Comissão para o clima e para a democracia, com o foco nos mais jovens;
– aumentar as oportunidades de voluntariado juvenil para que possam ser abordados temas como a transição ecológica, complementando o convite à apresentação de propostas do Corpo Europeu de Solidariedade de 2024 no âmbito do Horizonte Europa;
– continuar a aplicar a iniciativa ALMA (Aspirar, assimiLar, doMinar, Alcançar) para ajudar os jovens desfavorecidos com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos a integrarem-se na sociedade e no mercado de trabalho.

Iliana Ivanova, Comissária Europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude referiu que “Os jovens são os líderes de amanhã, mas também os agentes da mudança de hoje. A sua participação é fundamental, uma vez que irão viver com as consequências das nossas decisões. É por esta razão que lhes estamos a dar uma voz mais forte na elaboração das políticas da UE e a dar resposta às suas preocupações em domínios que lhes são importantes. É este o nosso compromisso de construir um futuro melhor para a próxima geração.”