João Fernandes lança “Um Outro Mundo Aqui Tão Perto”

João Miguel Fernandes vai lançar o livro “Um Outro Mundo Aqui Tão Perto” no dia 4 de junho, pelas 17h00, na Casa da Cultura de Setúbal. Trata-se do primeiro livro autopublicado por João Miguel Fernandes, natural de Setúbal, mas a viver em Estocolmo, Suécia, desde 2017.


Este livro é uma colectânea de quatro contos e uma entrevista, onde o tema vida/morte é debatido e explorado através de diferentes tipos de texto. Todas as ilustrações presentes no livro foram feitas pelo ilustrador Zé Pereira, natural da Madeira, mas a residir em Lisboa há vários anos.


Apesar do tema geral, cada texto tem o seu próprio subtema. A primeira história, sobre a juventude, segue as pisadas de uma jovem rapariga e as suas aventuras envolvendo um vizinho bastante caricato. A segunda história explora as consequências da manipulação social e a forma como o controlo social abusivo pode ter reflexos drásticos no ser humano num contexto de ficção pós-apocalíptica. A terceira história centra-se na perda associada à morte e à juventude, sendo um conjunto de crónicas relacionadas com o regresso de uma mulher à sua aldeia durante as férias de diferentes anos. A quarta história é sobre depressão e a forma como uma jovem rapariga e o seu gato conseguem encontrar o sentido da vida numa cidade caótica e perigosa. A quinta e última história é, na verdade, uma entrevista feita separadamente a duas pessoas, cuja verdadeira identidade nunca será revelada, e que irá explorar temas pessoais e outros relacionados com sociedade e o mundo.


João Miguel Fernandes nasceu em Setúbal no ano de 1988. Co-fundador do site cultural Arte-factos e do projeto artístico Matéria Negra, João Miguel Fernandes sempre se dedicou à cultura, tanto na organização/promoção de eventos em Setúbal e Lisboa, como na elaboração de artigos culturais, vídeos e short stories. A sua principal paixão é o cinema e atualmente trabalha na área de Marketing Digital e vive no país em Estocolmo, Suécia.


Zé Pereira, natural do Funchal, Madeira, nascido em 1991, é um ilustrador com mais de 10 anos de experiência e designer gráfico. Membro do projeto artístico Matéria Negra, atualmente a trabalhar como Designer Gráfico para a Sonae. Zé tem na ilustração a sua verdadeira paixão, com trabalhos bastante variados para diversos tipos de clientes.


O livro poderá ser adquirido no seu lançamento, no dia 4 de junho na Casa da Cultura de Setúbal, ou a qualquer momento através do seguinte link: https://bit.ly/3MHCG60.