Casal alemão de mecenas doa 120 mil euros para nova sala do museu
A Fundação Buehler-Brockhaus vai doar 120 mil euros para as obras de requalificação do Convento de Jesus, ao abrigo do mecenato, e em resposta ao pedido feito pela Câmara Municipal de Setúbal.
Como forma de agradecimento, o município sadino homenageia a fundação e os fundadores, Hans-Peter Buhler e Marion Buhler-Brockhaus, com a colocação de uma placa numa sala dos claustros do Convento de Jesus.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 14 de Agosto, um aditamento ao protocolo com a Fundação Buehler-Brockhaus com vista à comparticipação financeira desta nova sala do museu, no âmbito da cooperação constante com as diversas instituições, particularmente vocacionadas para o apoio a projectos de evidente interesse patrimonial, cultural e artístico no concelho.
A degradação do Convento de Jesus despertou a atenção do casal alemão em 2006, ano em que Hans Peter e Marion vieram residir para Setúbal.
“Queríamos fazer algo de positivo com o património trazido para Portugal. Ao passearmos pelas ruas e conhecermos a cidade soubemos, ao fim de pouco tempo, onde seria bem-vindo um apoio”, referem os mecenas.
Na altura, não foi possível concretizar o apoio, mas, ao fim de 13 anos, mostram-se muito satisfeitos por poderem contribuir para a recuperação da joia manuelina.
“Damos os parabéns à Câmara Municipal de Setúbal, e em especial à presidente, pela coragem e pelo dinamismo de pôr mãos à obra de restauro e recuperação do Convento de Jesus. Sem a sua posição firme e empenhada, o arranque do projecto não teria sido possível”, afirmam os fundadores da fundação.
A Câmara Municipal de Setúbal reconhece, “uma vez mais, o papel fundamental da parceria activa com a Fundação Buehler-Brockhaus”, cujo apoio mecenático, aliado à comum preocupação de salvaguarda e preservação do património artístico, “tem contribuído notoriamente para o engrandecimento e a afirmação de Setúbal”.
O protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Fundação Buehler-Brockhaus, vigente deste 16 de Março de 2011, já permitiu beneficiar a cidade com diversas obras de arte e proporcionou contributos financeiros importantes por parte da fundação para diversas obras de requalificação.
As esculturas evocativas de várias profissões instaladas no Mercado do Livramento e as peças escultóricas que embelezam as rotundas das Fontainhas, do Monte Belo e da principal entrada da cidade de Setúbal com a escultura dos golfinhos, são exemplos obras de arte comparticipadas ou doadas por aquela entidade. A fundação apoiou também, financeiramente, a recuperação e o restauro de painéis de azulejos do Mercado do Livramento e a requalificação urbanística da zona ribeirinha da cidade, na rua da Saúde, na frente urbana da Doca dos Pescadores.
Os mecenas efectuaram doações de peças antigas para o Museu da Cidade de Setúbal como o “Calvário”, do séc. XVII, em 2014, e a escultura romana “Cautopates”.
A fundação apoiou ainda várias actividades ligadas à música, teatro, dança, cinema e publicações da Liga de Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA). Os apoios estenderam-se também a actividades sociais de instituições da cidade.
Hans Peter e Marion revelam que a fundação, actualmente em processo de extinção, “está orgulhosa” pelos investimentos efectuados em Setúbal e por ter sido “uma parte activa no desenvolvimento” da cidade. “Ver Setúbal chegar ao nível de hoje é uma grande alegria”, concluem.