Cidade de Setúbal ganha escultura “Os Amantes”

A escultura “Os amantes”, da autoria de Carlos Andrade foi instalada a 10 de fevereiro, na rotunda das Estrelas, na avenida Europa, junto ao Parque Urbano da Várzea.

Trata-se de mais uma oferta do casal alemão de mecenas Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, residentes em Setúbal.

Carlos Andrade explica que a escultura representa “a simbiose da natureza”, nomeadamente “as forças naturais do rio Sado e da serra da Arrábida”.

O escultor disse que gosto do “resultado final” da obra de arte, realizada em três meses, adiantando que o material utilizado foi o mármore da Pedreira de Pardais, em Vila Viçosa, tendo uma altura superior a 3 metros.

Carlos Andrade afirma que é “um prazer enorme estar representado em Setúbal”. Setúbal é “um dos sítios mais belos de Portugal e do mundo e espero que os setubalenses saibam da riqueza da cidade onde vivem”.

Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus junto da escultura “Os Amantes”

Recorde-se que através da Fundação Bühler-Brockhaus já foram doadas à cidade de Setúbal as seguintes obras de arte pública: quatro peças em barro, de Augusto Cid, “Carregador de peixe”, “Mulher das flores e das frutas”, “Homem do talho” e “Mulher dos ovos e galinhas”, instaladas em 2011, no corredor central do Mercado do Livramento; a escultura “Sardinhas”, em mármore, da setubalense Luísa Perienes, na rotunda das Fontainhas, em 2014; as esculturas em aço “Zéfiro”, na rotunda do Monte Belo em 2014, e “Luísa Todi”, que está junto da entrada do Fórum Municipal Luísa Todi desde 2012, ambas de Sérgio Vicente.


A Fundação Buehler- Brockhaus foi criada em 2008 (já extinta) por Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, casal de mecenas que se apaixonou por Setúbal, onde reside há mais de década e meia.

Carlos Andrade que é também autor da escultura dos Golfinhos na rotunda de acesso ao Centro Comercial Alegro, nasceu em 1968 em Lisboa. Em 1990, licenciou-se em História da arte pela Universidade Autónoma de Lisboa. Posteriormente tirou um curso de conservação e restauro de escultura participando em alguns projetos, destacando-se a sua colaboração na equipa de restauro no claustro dos Jerónimos. No ano de 1995 foi bolseiro da Fundação da juventude em vigo, Espanha.

O seu percurso artístico foi desenvolvido entre o espaço que hoje é a Sculptur Factury e o atelier na fábrica Urmal em Pêro Pinheiro. Desde 1994 fez uma dezena de exposições individuais e mais de 50 coletivas.
Em 1995 ganhou o importante prémio de arte jovem em Loures. Participou em vários simpósios nacionais e estrangeiros, entre eles em 1999 o I Simpósio Internacional de Escultura de Cantanhede, e em 2004 o IV Simpósio Internacional do Brasil na cidade Brusque, Santa Catarina. Tem obra pública em Portugal e Brasil.

Entre o ano de 2006 e 2014 deu aulas de Cantaria artística na Escola secundaria de Montelavar em Sintra. Atualmente trabalha no atelier em sua casa.