Festa das Vindimas à espera de 400 mil pessoas

Ala dos Namorados, Carlão e Expensive Soul são cabeças de cartaz

A 57.ª edição da Festa das Vindimas que vai decorrer de 29 de Agosto a 3 de Setembro na vila de Palmela tem como cabeças de cartaz Ala dos Namorados, Expensive Soul, Miguel Azevedo, Carlão e Bárbara Bandeira.

O concerto com Ala dos Namorados, com a magnífica voz de Nuno Guerreiro, abre a edição deste ano da Festa das Vindimas, a 29 de Agosto, pelas 22h30, esperando-se a visita de 400 mil pessoas durante os seis dias do certame. Nesta noite de quinta-feira, às 21h00, no Palco Adegas Wine Lounge, actuarão os “Os Alcorrazes” e “Funkology” e às 22h00, “Baile Uva Mijona”, abrilhantado por André Patrão.

No dia 30 de Agosto, pelas 23 horas, sobe ao palco principal Marta Ren & The Groovelvets, uma das grandes vocalistas do soul nacional. À 1h00 os “Brazil Dub” fecham o palco principal com o swag do reggae e dub com influências da “word music”. Pelas 22h00, no Palco Adegas Wine Lounge, actuará “Não há duas sem três”. À 1h00, haverá animação com o DJ Paulo Filipe- Ritmos Latinos. ÀS 22h00, “Baile Uva Mijona”, animado por Flávio Oliveira.

No dia 31 de Agosto, às 23h00, Bárbara Bandeira sobe ao palco principal das Vindimas, uma jovem com talento que tem vindo arrastar multidões de fãs. Em 2015 o seu primeiro single “Crazy” foi um sucesso. Em 2018, venceu o Prémio Revelação do ano da gala dos “Globos de Ouro” da SIC. O EP “Cartas” atingiu o nº 1 do top português. Nomeada para a edição do prémio Best Portuguese Act, categoria dos “MTV Europe Music Awards”. Nesta noite de sábado, a partir da1h00, ainda no Palco Principal, actuarão os “Puro Rock & Convidados”. Antes às 22h00, no Palco Adegas Wine Lounge, “The Peakles – Tributo aos Beatles. A partir da 1h00 animação com o DJ Pedro Monchique. Às 22h00, “Baile da Uva Mijona”, abrilhantado por Rudi França.

No dia 1 de Setembro, domingo, sobem ao palco às 22h30, os Expensive Soul & The Jaguar band, que conquistam muitos fãs com as prestações ao vivo, o seu estilo de música que vai desde o soul/reggae até ao R&B/hip-hop. Às 22h00, no Palco Adegas Wine Lounge, actuará “Carapaus Azeite & Alho”. A partir da 1h00, a animação é do DJ George BEE. Pelas 22h00 realiza-se mais um “Baile da Uva Mijona”, animado por “Baile a Baile”.

Carlão actuará dia 2 de Setembro, segunda, às 22h30. Sob o pseudónimo “Pacman” entre 1993 e 2009 Carlão foi um dos vocalistas e o principal letrista dos da Weasel, a mítica banda de Almada. A solo e com convidados gravou vários discos, que têm somado sucessos até aos dias de hoje. Antes, pelas 21h00, no Palco Principal, é a vez de “Xá do Xile”, banda vencedora do “Março a Partir 2019”. À mesma hora, no Palco Adegas Wine Lounge, actuará “Funil & Abelhinha”. A partir da 1h00, a animação é do DJ Montek. De referir ainda às 22h00, “Baile Uva Mijona” com os “Irmãos Cabanas”.

Miguel Azevedo e a sua banda encerra o cartaz musical no dia 3 de Setembro, às 1h30. Antes, é a vez dos “Supa Squad” que carregam consigo uma mensagem de diversão e descontração. Mr. Marley e Zacky Man aliam as suas raízes cabo-verdianas a um projecto ambicioso caracterizado pela fusão do reggae, do dancehall, do moombahton e do afro-beat, passando por vários outros estilos musicais. Às 21h30, no Palco Adegas Wine Lounge, actua a banda “X-Acto” e Jorge Nice no palco adegas Wine Lounge. 00h30, o DJ Pedro Luso promete muita animação. Pelas 22h00 mais um “Baile Uva Mijona” com Eurico André.

A presidente da Associação da Festa das Vindimas de Palmela, Maria João Camolas, agradece à equipa organizadora “empenhada em fazer uma grande festa” e à Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Palmela, dando especial enfoque às parcerias desenvolvidas com o movimento associativo, os agentes económicos, as empresas do concelho, com a comunidade palmelense, fundamentais para elevar o conjunto de actividades desenvolvidas e enriquecer o cartaz das festas.

“É um esforço grande apresentar uma festa, ano após ano, cada vez melhor e mais bonita”, disse a responsável, frisando que “os orçamentos não são o que nós desejaríamos mas os possíveis” e por isso “somos muito gratos pelo apoio destas instituições fundamentais”.

“O vosso apoio e a envolvência da comunidade são fundamentais para realizar a nossa Festa das Vindimas e fazer dela um ponto cultural único da nossa vila que já conta com 57 anos e queremos que viva por muitos mais”, afirma Maria João Camolas, adiantando que “o cartaz musical foi feito com muito gosto e dedicação e com o orçamento que é possível”.

“A festa é muito mais que o cartaz musical, é multicultural, que celebra 10 anos da Cidade do Vinho, sendo o tema deste ano, as nossas uvas, a tradição, cultura e nossas gentes”, disse ainda a presidente da associação, lembrando que “Palmela é a cidade do vinho e da música”.

As actividades relacionadas com o sector da vinha e do vinho assumem grande relevância, como é exemplo a contínua programação do “Pôr de Sol n’Adega”, o concurso “A Melhor Vinha 2019”, o regresso do Concurso “Melhor Castelão- Escolha do Consumidor” uma co-organização com AVIPE (Associação de Viticultores do Concelho de Palmela) e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, o “Vindimas Season Fest”, o “Moscatel Tasting Experience” (2.ª edição), um tributo à enologia e prova comentada – trilogia, “Duelto-Moscatel de Setúbal & Moscatel Douro”, harmonização gastronómica com Duelto de moscatéis e o jantar de encerramento das Festas das Vindimas, comemorativo dos 10 anos do galardão “Palmela Cidade do Vinho”, desenvolvidos em parceria com a “Nature Affairs”, operadores e associações do sector.

Mantêm-se as actividades desportivas, como passeio equestre, o Troféu de Orientação, a Rampa de Ciclismo, o Troféu de Xadrez, os Baptismos de Mergulho, o Passeio Motard, Baptismos Equestres, largadas de touros, novidade serão as burricadas que acontecerão no recinto fechado na av. Rainha D. Leonor e o I Troféu Drone Raicing Vindimas que acontecerá no miradouro do Castelo de Palmela.

As tardes e manhãs infantis pensadas também para os mais pequenos, privilegiarão o contacto com os produtos regionais, mas também com outras formas de expressão cultural. Serão realizados mini-workshops de fabrico de pão tradicional, teatrinhos, baptismos de mergulho e baptismos drone, burricadas, demonstração de meios Cinotécnicos pela GNR.

Os “FunParra” é a fanfarra oficial e itinerante da Festa das Vindimas.

Entrevista com Maria João Camolas, presidente da Associação da Festa das Vindimas:

Maria João Camolas – Presidente da Associação da Festa das Vindimas

“Trabalhamos arduamente para realizar uma festa ainda mais bonita”

A 57.ª edição da Festa das Vindimas que vai realizar-se de 29 de Agosto a 3 de Setembro na vila de Palmela preserva a tradição. Maria João Camolas, presidente da Associação da Festa das Vindimas, salienta a estreita relação com os vitivinicultores e produtores da região e as gentes de Palmela, a aposta num cartaz musical de qualidade, a novidade de um espaço de Babysitting a cargo do Centro Social de Palmela para permitir aos pais usufruir da festa, e o simulacro de incêndio do castelo uma vez que não é possível o fogo-de-artifício por questões de prevenção de fogos.

Setúbal Mais – Quais as expectativas para a edição deste ano?

Maria João Camolas – Esperamos e desejamos o melhor na realização da 57.ª Edição da Festa das Vindimas. Trabalhamos arduamente para realizar uma festa ainda mais bonita, que na sua essência promova a nossa história e cultura em torno da vinha e do vinho, das nossas associações e das nossas gentes. Palmela tem no seu povo, o jeito de receber, celebrar e brindar, e é neste ambiente salutar  que se espera receber milhares de visitantes. A estreita relação com os vitivinicultores e produtores da região, a experiência, o conhecimento, as parcerias e o associativismo, evidenciam cada vez mais, a vila de Palmela e a sua Festa das Vindimas no mapa nacional e internacional.  

S.M. – Quais as principais novidades desta edição?

M.J.C. – O cartaz musical de grande qualidade nos três palcos da Festa, com especial destaque para os concertos já confirmados: Ala dos Namorados, Marta Ren & The Groovelvets, Brazil Dub, Bárbara Bandeira, Puro Rock e Convidados, Expensive Soul & The Jaguar Band, Chá do Chile, Carlão, Supa Squad e Miguel Azevedo e Sua Banda, o Festival Folclore compõem um cartaz ecléctico para todos os gostos. Um dia antes da inauguração, a 28 de Agosto, realiza-se a Gala de Eleição da Rainha da Festa das Vindimas de Palmela, no Cine Teatro S. João, com Vanda Stuart, onde será apresentada a Marcha das Vindimas 2019 com o tema “Canta as Uvas de Palmela”, com letra de Bruno Contente e música de José Condinho, sendo interpretada por Cristina Delícias acompanhada dos FUNPARRA.

O espaço do Fontanário será um espaço institucional, que sob o chapéu da Câmara Municipal de Palmela, receberá instituições como a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, Peso da Régua Cidade do Vinho 2019, Silves, Barcarrota (Espanha) e outros municípios geminados, promovendo a marca Palmela mas também dando a conhecer a sua história, os seus produtos, em perfeito intercâmbio cultural.

As actividades relacionadas com o sector da vinha e do vinho assumem grande relevância, como é exemplo a contínua programação do “Pôr de Sol n’Adega”, o concurso “A Melhor Vinha 2019”, o regresso do concurso “Melhor Castelão – Escolha do Consumidor” uma co-organização com AVIPE (Associação de Viticultores do Concelho de Palmela) e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, o Vindimas Season Fest, o Moscatel Tasting Experience (2.ª edição), um tributo à enologia e prova comentada – trilogia, “Duelto – Moscatel de Setúbal & Moscatel de Douro”, harmonização gastronómica com duelto de moscatéis e o jantar de encerramento das Festas das Vindimas 2019, comemorativo dos 10 anos do galardão “Palmela Cidade do Vinho”, desenvolvidos em parceria com a “Nature Affairs”, operadores e associações do setor.

Apostamos forte nas actividades desportivas, como passeio equestre, o Troféu de Orientação, a Rampa de Ciclismo, o Troféu de Xadrez, os baptismos de mergulho, o passeio motard, baptismos equestres, largadas de touros, as burricadas que acontecerão no recinto fechado na av. Rainha D. Leonor e o I Troféu Drone Raicing Vindimas que acontecerá no miradouro do Castelo de Palmela em parceria com APDRONE (Associação de Pilotos e Operadores de Veículos Não Tripulados), sempre em parceria com os operadores, escolas e associações do concelho.

As tardes e manhãs infantis pensadas também para os mais pequenos, privilegiarão o contacto com os produtos regionais, mas também com outras formas de expressão cultural. Serão realizados mini-workshops de fabrico de pão tradicional em parceria com os “Moinhos Vivos”, baptismos de mergulho com a “Palmela Desporto” e baptismos drone, burricadas, demonstrações equestres e de meios cinotécnicos pela Guarda Nacional Republicana.  

Em estreita colaboração com o Centro Social de Palmela, disponibilizaremos um espaço de “babysitting”, assegurado por profissionais reconhecidos de uma instituição credível, o que possibilitará aos pais, deixarem os seus filhos em segurança, enquanto assistem a um concerto, participam numa prova de vinhos, ou se divertem com os amigos. Este espaço funcionará no interior da Biblioteca Municipal de Palmela.

Os concertos promovidos pelas nossas colectividades centenárias, a Sociedade Filarmónica Humanitária e Sociedade Filarmónica Palmelense Loureiros, são já um clássico e enchem o emblemático Cine Teatro São João. Este ano, teremos também uma Banda Alemã, a Symphonic Youth Wind Ensemble Baden-Wurttemberg regida pelo maestro Felix Hauswirth a convite desta última.

S.M. – Está previsto fogo-de-artifício?

M.J.C. – Este assunto já não deveria ser questão! É importante que o povo de Palmela apegado às tradições como nós, também saiba olhar em frente e perceber que os desafios e responsabilidades de hoje, já não são os mesmos de outrora. Por força da lei, o que se podia fazer antigamente hoje não pode ser feito! Se os tempos mudaram? Outros tempos virão! Esperamos que nos próximos anos, as altas entidades, junto com a Associação das Festas de Palmela e os seus Palmelenses, possam rever e debater o futuro promissor da Festa das Vindimas que exige um compromisso, ainda maior, de todos. À semelhança dos anos anteriores, está previsto manter-se o simulacro de incêndio ao castelo de Palmela que é inédito em Portugal.