Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem – “Tarde do Fogareiro” junta 15 mil pessoas na Moita

A “Tarde do Fogareiro”, que decorreu no dia 14 de Setembro, à tarde, juntou 15 mil pessoas, na avenida Dr. Teófilo Braga, sendo um dos momentos altos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita.

A seguir à largada, assim que são recolhidos os touros, a avenida Dr. Teófilo Braga, transforma-se num enorme espaço de convívio e animação com pessoas provenientes da Moita e dos concelhos limítrofes, juntando várias gerações. As mesas são montadas, os fogareiros acesos, os amigos chegam e a animação começa com comes e bebes. A Charanga do Huga Huga, da Banda Musical do Rosário, o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente, de Amarante, e o “Fogareiro Elétrico”, com Nélio Pinto, completam esta tarde de convívio e boa disposição.

Para o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, a “Tarde do Fogareiro”, já é um símbolo das Festas da Moita. “É um momento de espírito muito saudável, de convívio e de amizade, de grupos de amigos e famílias, sem conflitos, apenas pelo prazer de estar a conviver”, realça o edil.

Rui Garcia faz um balanço positivo das festas com “muita gente e nalguns casos multidões”, dando os exemplos dos espectáculos do dia de abertura com os “Anjos” e o concerto com o Toy. “O recinto estava completamente cheio, com milhares de pessoas”, disse ainda o presidente, adiantando que o sucesso destas festas deve-se ao facto de “estar na memória das pessoas, é um local obrigatório de visitar desde há várias gerações, e da parte da comissão de festas tem havido preocupação para que o programa seja rico capaz de atrair pessoas, mantendo a tradição”.