Rotary Clube de Sines – João Raposo é o Profissional do ano 2017

O Rotary Clube de Sines homenageou e reconheceu o mérito profissional de João Miguel Telo Raposo, distinguindo-o como Profissional do ano 2017, numa sessão que se realizou a 11 de Setembro, no Hotel Dom Vasco, em Sines.

Segundo o presidente Rotary Clube de Sines  para o ano rotário 2018-2019, Eduardo Bandeira, “esta distinção reconhece o percurso profissional de João Miguel Telo Raposo, o seu empreendedorismo na área do turismo de lazer e de negócios e o contributo dado na criação de valor, de emprego e de dinamismo económico e social no concelho de Sines”.

O homenageado, hoje com 30 anos, fundou em 2007 o grupo EMVIAGEM, com sede em Sines e actualmente com 15 balcões espalhados pelo continente e regiões autónomas e com um volume de facturação esperado para 2018 superior a 35 milhões de euros.

Durante a cerimónia, os convidados presentes tiveram ainda oportunidade de conhecer a vida e obra de Miguel Torga, um dos mais influentes escritores e poetas portugueses do século XX, assistindo a uma palestra de Dina Silva, professora do ensino secundário.

O Rotary Club de Sines, criado formalmente em 6 de Março de 2015, tem actualmente 13 membros activos e desenvolve a sua actividade junto das comunidades envolventes. Ao longo dos mais de três anos de vida, tem apoiado pessoas e instituições de modo a que os seus destinatários tenham uma vida mais digna e com menor sofrimento.

Para o ano rotário em curso, iniciado a 1 de Julho de 2018, o clube aprovou um plano de actividades alicerçado em três prioridades estratégicas, nomeadamente fortalecer e apoiar o clube, desenvolver e expandir os serviços humanitários e aumentar a projecção da imagem pública de rotary.

De referir que em Portugal existem 159 clubes rotários, distribuídos por dois distritos, 1960 e 1970, com um total de cerca de 4.200 membros, cuja missão é identificar localmente as áreas de ajuda prioritária, aplicando conhecimentos e experiência de modo a encontrar soluções adequadas.

A Governadora do Distrito 1960 para o ano rotário 2018-19, Ilda Braz, defende para o seu mandato que “uma organização como a nossa tem no seu capital humano a sua maior força, mas também tem na aposta da continuidade de projetos, na partilha uniforme de objetivos e áreas prioritárias de acção, a garantia da sua sustentabilidade futura!”.

A missão do Rotary Internacional é servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial através da consolidação das boas relações entre líderes empresariais, profissionais e comunitários. A máxima “Dar de Si Antes de Pensar em Si” é a expressão do espírito humanitário que anima todos os associados. Os laços de companheirismo que unem os rotários e a excelência dos projetos comunitários e internacionais são a marca indelével do rotary. O presidente de Rotary Internacional para o ano 2018-19, Barry Rassin, lançou o tema para o seu mandato: “Acima de tudo, é preciso que cada um de nós Seja A Inspiração para que mudanças positivas ocorram nos nossos clubes, bairros, cidades e na nossa organização para que estejamos motivados para enfrentar os desafios de hoje com optimismo e criatividade”.